13 set 2022 | 20:42:53

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (7ª edição)


André Luis Silva venceu o melhor páreo da sabatina, na Mauritânia, com High Voltage.

Imagem: Arquivo pessoal

ESTADOS UNIDOS

WALBER ALENCAR (W. Alencar): Sempre em ação no hipódromo e cassino de Presque Isle Downs, Walber Alencar conquistou mais duas vitórias nos últimos dias, somando agora 26 na temporada.

Pilotando a favorita da competição, Miss Mikaela, o brasileiro foi para a foto no sexto páreo da programação do último dia 6.

Ontem (segunda-feira), Alencar venceu mais uma vez, desta feita com Wrote in Stone, na quinta disputa do dia.

LUAN MACHADO (L. S. Machado): Luan foi até o hipódromo de Delaware Park, no dia 8 de setembro, para pilotar o tordilho Next na disputa do Cape Henlopen Stakes, prova com bolsa de US$ 150 mil. Ele não apenas venceu a carreira, como "dividiu em duas" a raia do hipódromo - numa impressionante vitória por uma margem de mais de 18 corpos e, ainda, assinalando o new track record de 2:30.24.

Next possui boa campanha clássica nos Estados Unidos e, após uma conquista dessas, a torcida é para que vejamos mais vitórias dessa dupla.

Um dia antes, no dia 7, Luan esteve no hipódromo de Belterra Park, onde também não passou em branco, faturando o sétimo páreo da programação a bordo do favorito da competição, Down To Buzzness.

No dia 9, mais uma vez em ação em Belterra Park, o brasileiro faturou o páreo de abertura da programação, com Allen Season.

No vídeo abaixo, a vitória de Next e Luan Machado.


TIAGO JOSUÉ PEREIRA (T. J. Pereira): Pilotando Fried Asparagus, segunda força da competição, "TJ" venceu um maiden claiming no hipódromo de Del Mar, no dia 5 de setembro. Correndo no fundo do lote e trazendo de mais para mais o brasileiro deu bela condução no vencedor, que, com um belo final, atropelou para bater e deixar o favorito Don't Ju Forguet na segunda colocação.

Já no dia 9, Tiago venceu um allowance optional claiming pilotando Sheza Girly Girl, que bateu a favorita da competição She's Bulletproof (esta pilotada por Flavien Prat) por 2 corpos e 1/4. Vale lembrar que essa foi a segunda vitória a fio de "TJ" e Sheza Girly Girl.

Pra fechar, no dia 11 de setembro, "TJ" foi para a foto logo cedo, na abertura da reunião, com Shemakescents, em um maiden claiming.

Abaixo, replay da vitória de "TJ" e Fried Asparagus (número 4).

TIAGO CANUTO (T. Canuto): Tiago foi um dos destaques do último conjunto de reuniões, no hipódromo de Belterra Park, tendo, literalmente, "feito o rapa" na parceirada. O brasileiro passou na frente em 8 oportunidades, nos 5 dias de competição, e aumentou para 39 o número de conquistas na temporada.

No dia 6, as vitórias vieram com Bourbom Buns, no quarto páreo da programação, e com Ready Pursuit, que veio do fundo do lote pegar o favorito - de pule de devolução - nos últimos metros e ganhar belíssima carreira, por pequena vantagem.

Já no dia 7, Canuto passou na frente dos adversários pilotando Uncle Charming, que foi eleito o favorito do público apostador. No dia 8, as vitórias vieram com High Meadows e Mason A.P. nos sexto e oitavo páreos, respectivamente.

Continuando a saga de vitórias, no dia 9 de setembro foi a vez de passar na frente com Sonic Burn e Tiz Deja Blue.

Nesta segunda, dia 12, Canuto fechou sua série de conquistas pilotando Lady Preach no, quinto páreo.

Abaixo, Canuto e Ready Pursuit em ação (número 1).

CANADÁ

LÉO SALLES (L. Salles): Em mais uma semana de conquistas, Léo Salles venceu mais 3 corridas no hipódromo de Woodbine. No dia 9, pilotando Mi Tormenta, o brasileiro "explodiu" no marcador, com pule de $ 46 por 1. Em grande condução, sempre por dentro e conseguindo linda passagem, também por dentro, na reta final, o brasileiro ganhou na mão e vem conquistando cada dia mais seu espaço no Canadá.

No dia 11 foi a vez de vencer, com Haddassah's Devil, o segundo páreo do dia e com Silent Risk, na última corrida do dia.

Abaixo, Léo e Mi Tormenta (número 2).

HONG KONG

Na primeira reunião do ano hípico de Hong Kong, o destaque ficou por conta de Zack Purton, que já pulou na frente das estatísticas com um hat trick. João Moreira, voltando de férias, ainda não atuou, assim como Ruan Maia.

SILVESTRE DE SOUSA e VAGNER BORGES: A representação brasileira ficou por conta de Silvestre de Sousa e Vagner Borges, que brilharam na reunião, conquistando uma vitória cada um no dia.

Silvestre de Sousa venceu a disputa de melhor nível técnico do dia (um class 1) pilotando Lucky Sweynesse, enquanto Vagner Borges foi para a foto em um class 2, pilotando Good Luck Friend (pule de $ 39 por 1).

Abaixo, Vagner Borges em ação com Good Luck Friend (farda branca, número 3).


SINGAPURA

BERNARDO PINHEIRO (B. Pinheiro): Com mais duas conquistas na semana, Bernardo Pinheiro mostra que, caso cumprisse uma temporada completa no turfe de Singapura, o brasileiro, certamente, estaria no top 5 da estatística local.

Desta feita, foi a vez de passar na frente com War Warrior, no terceiro páreo, em um class 5, e com Knight's Gambit, no sétimo páreo do dia, um class 4.

War Warrior foi eleito o favorito da competição e conquistou vitória firme, de bandeira a bandeira.

MAURITANIA

Na Mauritânia, a briga pelo título das estatísticas já está "pegando fogo", com os brasileiros querendo trazer o título para a casa. Acada dia que se passa, mais a briga se acirra.

Em uma semana com dois dias de disputa no sábado, vitórias para A.L.Silva e José Aparecido.

ANDRÉ LUIS SILVA (A. L. Silva) foi duas vezes para foto, no sábado, incluindo na melhor prova do dia: a 3RD ANNIVERSARY OF SOLIDARITE MARYE PIKE CUP, pilotando Triple Fate Line. Já JOSÉ APARECIDO (J. Aparecido) venceu uma carreira a bordo de High Voltage.

No domingo, foi a vez de Michel Platini passar na frente e faturar o quarto páreo da programação, pilotando Sea Dance.

Nas estatísticas, que são lideradas por A.Andrews, com 15 pontos, José Aparecido aparece em segundo, com 13, José de Souza é o terceiro com 11, A.L.Silva o quinto com 10 e Michel Platini o sexto com 7 conquistas.

ARGENTINA

FRANCISCO LEANDRO (F. Leandro): Líder das estatísticas, agora com boa folga, Francisco Leandro foi até o hipódromo de La Plata, na Argentina, e conquistou mais dois pontos no último dia 6.

Destaque ficou por conta da vitória no Clásico José Pedro Ramirez (G3), em que o brasileiro passou na frente pilotando a segunda força do páreo, Emmbrujo.

Uma semana antes, Leandro havia levado à vitória o tordilho Miriñaque, no GP General San Martin (G1), e Una Arraballera, na Polla de Potrancas (G1).

por Fábio Zerbini

 
 

Mais notícias

Grandeza e mais nove são inscritas no GP Diana. Sem Garbo Talks, pista cheia para os potros.

Inscrições para provas sequenciais das tríplices coroas cariocas foram divulgadas nesta quinta-feira.

Ficante supera Cônsul American em Cidade Jardim

Farda do Haras Basano brilhou na Prova Especial Comunidade Árabe.

Cherie Vi supera mudança de raia, percurso adverso e vence a PE Baronesa Blanche Von Leithner

Potranca do Haras Old Friends mostrou forma para o GP Henrique Possolo.