24 ago 2022 | 16:53:40

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (4ª edição)


Michel Platini segue em rotina de vitórias na Mauritânia. 

Imagem: MTC Divulgação

MAURITANIA

MICHEL PLATINI (M. Platini), JOSÉ DE SOUZA (J. Souza), JOSÉ APARECIDO (J. Aparecido) e ANDRÉ LUIS SILVA (A. L. Silva): Michel Platini segue em bom ritmo na Mauritânia. Na última reunião, o brasileiro mandou duas para o disco, aparecendo, agora, em sétimo na tábua de classificação (6 conquistas), que é liderada por A.Andrews (13 vitórias).

O segundo colocado, José de Souza, possui 11 vitórias.

Já José Aparecido soma 10 primeiros lugares e se encontra em terceiro, enquanto A.L.Silva já venceu 4 disputas por lá.


ESTADOS UNIDOS

WALBER ALENCAR (W. Alencar): O brasileiro passou na frente no Hipódromo de Presque Isle Downs, no terceiro páreo da programação do último dia 16. Conduzindo a belíssima tordilha Grey Invasion (pule de $ 12,1 por 1), Alencar deu um verdadeiro baile nos adversários, largando pela baliza 1, economizando percurso e tirando para fora, na hora certa. Apanhando excelente passagem, ganhou "no braço", em disputa acirrada no final.

No dia 22 com seu companheiro de grandes alegrias Declared, Alencar disputou o Peach Street Stakes com bolsa de US$ 100 mil e conquistou excelente segundo lugar. Perdendo apenas para Carpenters Call, animal que possui ótima campanha por lá.

LUAN MACHADO (L. S. Machado): Aumentando a cada semana o número de vitórias na temporada, Luan Machado conquistou dois êxitos, no dia 22, no Hipódromo de Belterra Park. Pilotando China Star e Yogurt, Luan venceu os quinto e sexto páreos da reunião, respectivamente. Ontem, Luan conquistou bons 3 segundos lugares, com suas 3 oportunidades.

Abaixo, replay da vitória de Luan Machado e China Star (número 5), em uma carreira com apenas 3 competidores - na qual o brasileiro trouxe seu conduzido "no braço" para, num lindo final, pegar o favorito em cima do disco.

TIAGO JOSUÉ PEREIRA (T. J. Pereira): Responsável pela condução do tordilho High Heater, "T.J." conquistou mais uma vitória no hipódromo de Del Mar. A disputa foi um claiming para animais de 3 e mais anos e com mais essa vitória, Tiago soma 24 triunfos na temporada.

Replay da vitória de "T.J." com High Heater (número 6):

THIAGO CANUTO (T. Canuto): Thiago Canuto foi para a foto, no último dia 16, no hipódromo de Belterra Park, logo na prova de abertura da reunião. Canuto foi responsável pela condução de Wilmore, batendo Lady Creative (esta conduzida por Luan Machado) e formando ponta e dupla de jóqueis brasileiros. No mesmo páreo, a lenda Perry Ouzts, com mais de 7.300 vitórias no currículo, foi o piloto do terceiro colocado.

No dia 18, Thiago venceu mais uma e conquistou mais 3 segundos lugares com suas oportunidades. No seu êxito, High Meadows venceu um maiden claiming por 3 corpos.

Abaixo Thiago Canuto e Wilmore em ação (numero 3).

ADEMAR SANTOS (A. Santos): Com 39 triunfos na temporada, A. Santos venceu mais uma no hipódromo de Delaware Park. Pilotando Sneaky Cheeky, o brasileiro venceu o quarto páreo da programação de quinta-feira (18), deixando o favorito New York Rock Star segunda colocação.

FAUSTO HENRIQUE (F. Henrique): Fausto tem viajado, trabalhado e vencido bastante nos hipódromos dos EUA. Na semana passada, não foi diferente. O brasileiro venceu duas carreiras no dia 16 (a primeira com Loopy, num starter allowance e a segunda com Missczech, num allowance) e no dia seguinte também foi para o winners' circle, desta feita com Pretty Countess, na sexta disputa do dia (um maiden special weight).

No domingo (21), o brasileiro continuou a rotina de vitórias e conquistou dois êxitos em 3 oportunidades, no Hipódromo de Mountaineer. Curt's Angel, na condição de favorito do público apostador, ao enfrentar apenas 2 adversários, dividiu a raia - deixando o segundo colocado a mais de 12 corpos. Já Sweet Tootsie Lu venceu a oitava disputa do dia por 4 corpos. Ainda no Hipódromo de Mountaineer, o brasileiro foi para a foto no dia 23, com Perfetto, que deixou o segundo colocado Heydons Case, a mais de 5 corpos.

 

CANADÁ

LÉO SALLES (L. Salles): Léo Salles, mais uma vez, foi um dos destaques do Hipódromo de Fort Erie. Na reunião do dia 16, Salles mandou duas para o disco, em 5 oportunidades: Make no Mistaque, no quarto páreo, e Chroma, na disputa seguinte. O piloto soma 31 triunfos nesta temporada.

Passando para o hipódromo de Woodbine, Léo também visitou o winners' circle, com o tordilho Courtingcourtney, que, no dia 18, venceu um maiden optional claiming (replay logo abaixo).

Ainda na rotina de viagens e conquistas pelo Canadá, Léo Salles voltou a visitar o hipódromo de Fort Erie, nos dias 22 e 23, obtendo mais 3 conquistas em 6 oportunidades. Shanghai Kimmy e Black Sun foram para a foto no dia 22, enquanto Marvel passou na frente, no dia 23.

 

MALÁSIA E SINGAPURA

BERNARDO PINHEIRO (B. Pinheiro): Bernanrdo, que usufrui licença de curto prazo em Singapura, foi até o Hipódromo de Selangor, na Malásia, para cumprir 5 montarias, no último sábado (20). Muito requisitado, o brasileiro não foi a passeio: das 5 oportunidades, venceu 4.

A primeira vitória do dia foi no terceiro páreo com High Water que deixou o segundo colocado a 7 corpos, em um class 4. No sexto páreo, foi a vez de Estijaab ir para a foto da vitória com o brasileiro. Depois, com Good Fight, na sétima disputa, Pinheiro fez o hat trick. Coube a Isfahar (vídeo abaixo; número 7), em seu último compromisso assinado no dia, completar o quarteto de vitórias e levar o público ao delírio.

Já no domingo, em Singapura, Bernardo foi para a foto conduzindo Lion Spirit, na sexta disputa do dia (um class 5). Conquistou, ainda, mais um segundo e um terceiro lugar em 5 oportunidades.

A mencionada vitória de Bernardo com Lion Spirit foi a segunda obtida pela dupla, comprovando a boa sintonia entre os dois. Abaixo, a bela vitória do brasileiro com o castanho de número 3.


AUSTRÁLIA

WANDERSON D'AVILA (W. D'Ávila): Nosso guerreiro também foi para a foto, na última semana (dia 20). No Hipódromo de Cairns, D'avilla venceu a nona disputa do dia, pilotando The Beat Goes On - de treinamento de Trevor Rowe.

 

URUGUAI


JOSÉ LUIS DA SILVA (J. Mouta): No Uruguai, o destaque da semana foi a disputa do Clásico Fomento (G3), que contou com a vitória da fêmea Pacholli (Alcorano e Alegre Baby, por Yagli), da equipe brasileira formada pelo treinador A.L.Cintra e pelo jóquei José Luis da Silva (J.Mouta).

Largando por fora, na baliza 8, o jóquei brasileiro, rapidamente, lançou a vencedora para a primeira posição, onde conseguiu bracear e não foi mais alcançada pelas rivais, conquistando êxito firme e incontestável. Pachioli é de criação e propriedade do Haras Bagé do Sul.

Replay abaixo.

 

ARGENTINA

FRANCISCO LEANDRO (F. Leandro): Depois de vencer a Polla de Potrancas (G2), com Una Arrabalera, Leandro também faturou a versão para os potros, em La Plata. Responsável pela condução de Super Number, o brasileiro foi para a foto, batendo Emmbrujo por 3/4 de corpo.

Abaixo, Super Number e Leandro em ação (número 5).


por Fábio Zerbini

Mais notícias

Real Deal arranha o recorde do quilômetro na PE Carlos Paes de Barros

Velocista de Rach Stud atravessa seu melhor momento.

Na quarta consecutiva, Lord of Westbury levanta o Clássico Pres. Cneu Aranha

Velocista do Haras Uberlândia mantém excelente estado.

Cônsul American confirma favoritismo em Cidade Jardim

Alazão do Stud El Gibbor venceu o Clássico Pres. Marcio Corrêa de Toledo (L).