10 jan 2023 | 20:57:37

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (24ª edição)


Vagner Borges e Sight Success brilharam em prova de G3 disputada em Hong Kong.

Imagem: Hong Kong Jockey Club (Divulgação)

ESTADOS UNIDOS

LUAN DA SILVA MACHADO (L. S. Machado): Começando o ano como a largada de um Quarto de Milha, Luan Machado já aparece com 7 primeiros lugares e mostra que este ano promete e muito para o brasileiro.

Assinando montarias no Hipódromo de Turfway Park, o brasileiro teve uma semana muito proveitosa, começando com a vitória de Dragon Drew, no dia 4 de janeiro. Depois, com Smooth Like Ice e Yellow Creek Road, no dia 5. A bordo de Coll Rags, no dia 6, venceu um allowance optional claiming. 

No dia 7, Luan emplacou, nada menos, que um hat trick. Malibu Time, o badalado Scoobie Quando (venceu o Turfway Prevue Stakes) e Jungle Warfare (vencedor de prova em que o brasileiro Nautilus foi o quarto colocado) foram suas montarias vitoriosas. 

No vídeo abaixo, Luan Machado vence com Scoobie Quando (número 6), em um lindo mano a mano e com a costumeira tocada enérgica.


FAUSTO HENRIQUE (F. Henrique):
 Iniciando o ano com o pé direito no Hipódromo de Turf Paradise, Fausto venceu com as duas oportunidades, para as quais assinou compromisso, no dia 3 de janeiro.

Primeiramente, o brasileiro foi para a foto com Hello Handsome (pule de 15 por 1), no terceiro páreo do dia. Depois, na sexta prova, venceu com Shoe Game, que recebe o treinamento de Juan Silva.

TIAGO JOSUÉ PEREIRA (T. J. Pereira): Nosso "TJ" também já visitou o "winners circle" este ano.

Com Unwritten Code, em sua única oportunidade, no dia 6 de janeiro, e, com Stay In The Game, no dia 7, o brasileiro conquistou as suas duas primeiras vitórias, em 2023.

Stay In The Game (vídeo abaixo - número 4), muito bem trazido pelo brasileiro, é treinado por Steve Knapp e, em um emocionante final, chegou à primeira conquista de sua campanha.


DUBAI

JOSÉ DA SILVA (J. Moura): Com o brasileiro Long Kiss (filho de Adriano e Kiss Me Dear, por Bernstein), José da Silva venceu o Jumeirah Classic Trial, sendo esta sua principal conquista por lá nesta temporada.

Long Kiss chegou à sua segunda conquista nesta temporada e bateu rivais da gigante Godolphin e de Sleeve It Ltd., em um lindo final - no qual vários animais chegaram brigando pela vitória.


SINGAPURA

MANOEL NUNES (M. Nunes): Indo para a foto na primeira reunião do ano e na primeira disputa do dia, Nunes começou a nova temporada de Singapura vencendo.

Com Mister Dynamo, do treinador T. Fitzsimmons, Nunes venceu um class 5 e, depois, no quinto páreo da reunião, voltou para o "winners circle", com Cosmic Dancer, em um open maiden.

Confira a conquista do brasileiro com Mister Dinamo (número 5), na abertura da reunião.


HONG KONG

VAGNER BORGES (V. Borges): Começando o ano da melhor forma possível, nosso já consagrado piloto foi para a primeira foto do ano vencendo a The Bauhinia Sprint Trophy, uma prova de Grupo 3.

Responsável pelo comando das rédeas de Sight Success, Borges largou pela baliza 14, ficando próximo do primeiro colocado durante o percurso no retão gramado. Quando solicitou por seu conduzido, este respondeu, com boa ação, junto à cerca externa. Para brigar pela ponta, teve que se ver com Rewarding Together (este conduzido por Silvestre de Sousa) livrando vantagem de cabeça, no disco, e fazendo a dupla de pilotos brasileiros.

Essa conquista veio em ótimo momento para o brasileiro, pois as oportunidades por lá estão cada vez mais acirradas devido ao excelente nível técnico dos pilotos.

Sight Sucess é treinado por John Size e chegou à vitória de número 8, sendo esse seu batismo clássico. Replay no link abaixo.

https://racing.hkjc.com/racing/video/play.asp?type=replay-full&date=20230108&no=09&lang=eng 

SILVESTRE DE SOUSA (S. de Sousa): Mantendo a rotina de conquistas em Hong Kong, Sousa venceu uma disputa na quarta-feira, dia 4 de janeiro, no Hipódromo de Happy Valley, pilotando Faribalt, que deixou na segunda colocação Universal Crown (este conduzido por Vagner Borges).

No domingo, também com uma vitória, Silvestre venceu a quarta disputa do dia com Compassion Super e chegou à 25ª conquista na temporada.

RUAN MAIA (R. Maia): Também no dia 4, Maia foi para a foto em um class 4 a bordo de Top Top Tea, no hipódromo de Happy Valley. Depois, em Sha Tin, no último domingo, Maia venceu um forte class 1 (sendo esta sua principal conquista em Hong Kong, até o momento), conduzindo o lindo tordilho Chancheng Prince e batendo Apache Pass, que recebeu a condução de Silvestre de Sousa.

QATAR

CARLOS HENRIQUE (C. Henrique): Pilotando o tordilho Metrash, Henrique, em bela condução, venceu a primeira do ano no Qatar - e soma agora 10 vitórias no ano hípico.

Metrash venceu o primeiro páreo da programação do dia 4 de janeiro e recebe o preparo de Alanoud Khalifa Al-Malki.

ARGENTINA

FRANCISCO LEANDRO (F. Leandro): Já na primeira reunião do ano, no Hipódromo de Palermo, nosso piloto deu as cartas e foi para foto em 5 oportunidades - dando continuidade ao excelente trabalho feito por ele e iniciando a temporada na ponta das estatísticas.

No dia em questão, o brasileiro venceu, logo na abertura da reunião, com Corona Tack. Depois, venceu com Cheburek o terceiro páreo, com Blufi no oitavo e a bordo de Famosa Star no décimo. Na décima primeira disputa do dia, um dos destaques da reunião, o Handicap Dancing Moss, Leandrinho foi para a foto com Dar El Alma, chegando à vitória de número 5 na reunião.

No dia seguinte, já no hipódromo de La Plata, Francisco venceu mais 3 carreiras, chegando a oito conquistas neste início de ano, que se inicia da melhor forma possível para o brasileiro.

Ainda em ritmo forte de conquistas, o brasileiro venceu mais 3 carreiras no dia 9 de janeiro no Hipódromo de Palermo e já aparece com mais de 20 triunfos na temporada. Com esse início avassalador, a meta de Leandro, de quebrar o recorde de vitórias em uma única temporada, parece ser bem possível de ser atingida, se tudo correr bem durante o ano.

Confira a conquista de Dar El Alma no vídeo abaixo número 3.


por Fábio Zerbini

 

Mais notícias

No sábado, as emoções de mais um Grande Prêmio Bento Magalhães

Festival será realizado no Jockey Club de Pernambuco.

My Inmortal não dá sustos na segunda seletiva

Potro da APPS foi outro fácil vencedor de eliminatória da Copa Precocidade e Velocidade ABCPCC.

Siphon: um marco do PSI brasileiro

Desaparecido, aos 28 anos, alçou o cavalo de corrida brasileiro a voos, até então, inimagináveis – tão inimagináveis, quanto seu pai: Itajara.