23 dez 2020 | 14:08:49

João Moreira chega às 1.000 vitórias, em Hong Kong

Bridão brasileiro tornou-se o terceiro jóquei, na história, a protagonizar o feito.


Moreira: o terceiro - e o mais rápido - na história de Hong Kong a alcançar a marca de 1.000 vitórias

Imagem: Kenneth Chan/SCMP.com

Na manhã desta quarta-feira (23), durante a jornada turfística realizada, em Happy Valley, João Moreira conquistou novo feito para sua carreira – repleta de sucessos. O jóquei brasileiro atingiu sua vitória de número 1.000, em Hong Kong.

O milésimo êxito de Moreira ocorreu no segundo páreo da reunião, a bordo de Incanto Prepared. Ao cruzar o disco na primeira colocação de um handicap, com HK$ 1 milhão (cerca de R$ 660 mil), o neozelandês de 5 anos fez de Moreira o terceiro piloto, na história do turfe de Hong Kong, a alcançar a mais do que expressiva marca.

Até então, apenas Douglas Whyte e Zac Purton haviam chegado às 1.000 vitórias, sendo que Moreira foi o mais rápido dos 3 a fazê-lo: cumpriu seus primeiros compromissos de montaria, no país, em 2010, quando ainda radicado no turfe de Cingapura. De acordo com publicação do South China Morning Post (clique aqui para acessar), Moreira conta com expressivos 21,81% de aproveitamento, em seu histórico local.

“Eu só consigo descrever isso como a realização de um sonho... Eu nunca imaginaria que poderia atingir essa marca, em Hong Kong, sabendo do quão duro é (o turfe) do local”, declarou o jóquei à reportagem do South China Morning Post, em matéria assinada por Tom Biddington. “Eu dedico isso à minha família, minha esposa, meus filhos, meus irmãos, irmãs e à minha mãe, que, não tenho dúvida, estão comemorando por eu ter alcançado essa marca. Sem o apoio deles, eu nunca teria conseguido”, completa.

Atualmente, Moreira lidera a estatística de Hong Kong, com 53 vitórias – 16 a mais do que Zac Purton, atualmente ocupando a segunda colocação, com 37 primeiros lugares. Vagner Borges, em sua primeira temporada no turfe local, já figura no top 10, em nono lugar, com 13 vitórias.

Nascido em Curitiba, João Moreira despontou na escola de aprendizes do Jockey Club de São Paulo no início dos anos 2000. Tornou-se, então, um dos mais requisitados jóqueis, do início do século, no país. Não tardou a vencer a estatística local, a obter seu primeiro G1 – em 2004, com High Court, no GP Henrique Possolo – e a escrever seu nome em importantes capítulos da história do turfe brasileiro, a exemplo da primeira vitória de Eu Também no Derby Argentino de 2006.

Como jóquei contratado do Stud Estrela Energia, teve experiências no turfe europeu e árabe. Ao final daquela década, viria a se despedir do Brasil, para montar em Cingapura.

Na Ásia, o piloto alçou a condição de idolatria. Recordes, estatísticas e vitórias nas provas mais importantes do país, fizeram com que despertasse o interesse de conexões de outros polos do turfe internacional – como Austrália, Dubai e Japão, onde passou a atuar de modo frequente. Rumando, então, para Hong Kong, fez das raias de Sha Tin e Happy Valley o palco de alguns dos seus principais feitos.

Mais notícias

Golden Sixty vence o Hong Kong Derby; Halston, em boa corrida, entra sexto

Favorito venceu prova com R$ 11 milhões de dotação.

Nota de Falecimento : Dr. Kiko de Souza Nogueira Neto

Dr. Kiko de Souza Nogueira Neto Imagem: Divulgação ABQM Faleceu na última terça-feira, dia 03, na cidade de Bauru, interior de São Paulo, aos 55 anos, o veterinário dr. Francisco de Souza Nogueira Neto, conhecido no meio em que atuava, com muito destaque, como dr. Kiko. Abaixo a nota oficial da ABQM, Associação Brasleira do Quarto de Milha, onde prestou... [continua ]

Os cavalos em homenagem à Principessa di Capri

Tendo encontrado, no turfe, um meio de superação de trauma pessoal, Leonardo Gadelha coleciona troféus e boas histórias com os defensores do Stud Principessa di Capri.