16 set 2020 | 16:46:26

Irlanda: Pat Smullen falece, aos 43 anos de idade

Jóquei irlandês, vencedor de 9 estatísticas em seu país e vitórias em provas de renome, sucumbiu na batalha contra um câncer no pâncreas.


Pat Smullen: vitorioso dentro das pistas e admirado fora delas

Imagem: Sporting Life

Um dos melhores jóqueis revelados, nas últimas décadas, no turfe irlandês, Pat Smullen faleceu, na terça-feira (15), em Dublin. A notícia, repercutida nos principais noticiários turfísticos do mundo, indica a perda da batalha travada por Smullen contra um câncer no pâncreas, diagnosticado em março de 2018.

Tendo iniciado sua carreira no início da década de 1990, Smullen emplacou 2 títulos consecutivos, de melhor aprendiz, na Irlanda, nos anos de 1995 e 1996. Passou a emprestar seu talento, constantemente, a animais treinados por destacados profissionais, a exemplo de John Oxx e Dermot Weld.

A principal das suas mais de 1.900 vitórias ocorreu, em 2016, no dorso de Harzand, quando da vitória do defensor de Aga Khan no Epsom Derby (G1, replay abaixo). Os êxitos de Covert Love no Irish Oaks (G1) e no Prix l`Opera (G1), a exemplo dos troféus conquistados com – o nosso conhecido – Refuse To Bend, no 2000 Guineus (G1) e no National Stakes (G1), também marcaram, sobremaneira, a carreira do piloto.

Após a descoberta da doença, tal qual mencionado acima, Smullen foi advertido pelos médicos a por um fim na profissão de jóquei. Passou, então, a colaborar, como colunista, com o Thoroughbred Daily News. Também do lado de fora das pistas, envolveu-se em campanhas e arrecadações de diversos tipos, que levantaram mais de 2,5 milhões de euros para a Cancer Trials Ireland, instituição dedicada ao estudo e tratamento do câncer, no país.

Em 2019, durante a premiação do Cartier Awards, foi agraciado com o troféu de honra ao mérito. Também foi nominado presidente honorário da Federação Internacional das Associações de Jóqueis.  

 

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (19ª edição)

Sandro Paiva venceu no Hipódromo de Al Ain. Imagem: Divulgação Emirates Racing Authority DUBAI SANDRO PAIVA (S. Paiva) venceu duas carreiras essa semana em Dubai. O brasileiro foi para a foto no Hipódromo de Al Ain, com dois animais de propriedade da Liwa Stables. Atuando há alguns anos por lá, Paiva soma nesta temporada 3 primeiros lugares e nessa última semana foi a vez de... [continua ]

ABCPCC sediará encontro sobre ratings

Representantes de hipódromos brasileiros se reunirão no próximo dia 24 de abril, em São Paulo.

Sangue não é água: filho de Zarkava venceu G1 na França

Defensor de Aga Khan conquistou o Grand Prix de Saint-Cloud (gr.I).