23 out 2017 | 13:48:00

Inglaterra: Cracksman esbanja categoria no Champion Stakes (gr.I)

Potro de Anthony Oppenheimer rendeu o primeiro G1 a Frankel, como reprodutor, na Europa.


Cracksman conquistou vitória autoritária

Imagem: Sporting Life

No último sábado (21), em Ascot, ganhou corpo um dos mais importantes momentos do calendário turfístico britânico. O Champions’ Day rendeu aos turfistas de plantão quatro provas de graduação máxima. No momento clímax do festival, Cracksman, 3 anos, filho de Frankel (no ato, conquistou o primeiro G1 como reprodutor na Europa) e Rhadegunda (Pivotal), criado na Inglaterra por Hascombe & Valiant Studs e pertencente a Anthony Oppenheimer, reinou, soberano, no Champion Stakes (gr.I), em 2.000m (aprox.) na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com £ 1,3 milhão de dotação.

Mantido por Frankie Dettori em quarto, enquanto Highland Reel (Galileo) movimentava o train de corrida juntamente de Success Days (Jeremy), Cracksman não deu qualquer chance aos oponentes na reta de chegada. Aumentando a vantagem, progressivamente, na primeira colocação, Cracksman alcançou a linha de sentença 7 corpos à frente de Poet’s Word (Poet’s Voice). Em terceiro, Highland Reel.

Menos de um mês após vencer o Arco do Triunfo com Enable (a exemplo de Dettori), John Gosden conquistou outro importante troféu para a carreira de treinador. Cracksman, por sua vez, prevaleceu no primeiro G1 da campanha, sem prejuízo de outras quatro vitórias obtidas em 7 apresentações. Vencedor do Great Voltigeur Stakes (gr.II) e do Prix Niel (gr.II), Cracksman assinalou 2:11.75 para a distância.

Persuasive, Hydrangea e Librisa Breeze, os demais campeões

Conforme antecipado, a jornada em Ascot reservou a disputa de outras três provas de graduação máxima. No Queen Elizabeth II Stakes (gr.I), em 1.600m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com bolsa de £ 1,1 milhão, outro sucesso da dupla Dettori e Gosden: vitória da fêmea Persuasive, 4 anos, filha de Dark Angel e Choose Me (Choisir), criada na Irlanda por J. F. Tuthill e pertencente à Cheveley Park Stud.

Persuasive suplantou Ribchester (Iffraaj), tido por muitos como o melhor milheiro da Europa, por 1 corpo. Ganhador dos Guinéus, britânico e irlandês, no início do ano, Churchill (Galileo) terminou em terceiro. Tempo de 1:46.13. Clique aqui e assista ao replay.

Hydrangea, 3 anos, filha de Galileo e Beauty Is Truth (Pivotal), de criação de Beauty Is Truh Syndicate (Irlanda) e propriedade de Derrick Smith, Susan Magnier & Michael Tabor, faturou o Champions Fillies & Mares Stakes (gr.I), em 2.400m (aprox.), na grama, para fêmeas de 3 e mais anos, com £ 627 mil de dotação.

Sob o comando de Ryan Moore, Hydrangea deixou Bateel (Dubawi), ganhadora do Prix Vermeille (gr.I), a 2 corpos na formação da dupla. Coronet (Dubawi) ficou com a terceira colocação. Com a vitória, o treinador Aidan O’Brien igualou o recorde de 25 provas de G1, conquistadas numa única temporada, por Bobby Frankel, no ano de 2003. Hydrangea percorreu a milha e meia na marca de 2:40.82. Clique aqui e assista ao replay.

Por fim, o britânico Librisa Breeze, 5 anos, filho de Mount Nelson e Bruxcalina (Linamix), de criação de Newsells Park Stud e propriedade de Tony Bloom, conquistou o Champions Sprint Stakes (gr.I), em 1.200m na grama, para produtos de 3 e mais anos, com prêmios de £ 600 mil.

Montaria de Robert Winston, Librisa Breeze derrotou Tasleet (Showcasing) por 1 corpo e ¼. O badalado Cravaggio (Scat Daddy) ficou com a terceira colocação. Com Dean Ivory no treinamento, Lisbrisa Breeze marcou 1:16.78. Clique aqui e assista ao replay.

Mais notícias

El Capo Blade supera Lord of Westbury no GP ABCPCC

Tordilho do Stud Invincible é filho do nacional Wenzel Blade e segue invicto, em Porto Alegre.

Lepate Goose: atropelada certeira no GP Barão de Piracicaba (gr.I)

Potranca do Haras Phillipson abriu a tríplice coroa de éguas.

Troféu Mossoró será transmitido ao vivo

Premiação será transmitida pela TV Turfe/RJ, logo após o último páreo de Saratoga (marcado para as 19h13).