27 ago 2019 | 21:41:10

Inglaterra: Battaash quebra recorde histórico de Dayjur no Nunthorpe Stakes (gr.I)

Marca coincidentemente superada por outro corredor da Shadwell perdurava há 29 anos.


Battaash quebrou recorde de 29 anos pertencente a Dayjur.

Imagem: Steve Cargil/The Guardian

Dayjur foi, para todos os efeitos, um dos mais emblemáticos velocistas da história. Dentre os vários feitos conquistados nas provas de tiro curto, esteve o recorde dos 1.000 metros em York, obtido no Nunthorpe Stakes (gr.I) de 1990. A marca, de 56 segundos e 16 centésimos, perdurou, imbatível, até a última sexta-feira, quando outro corredor da Shadwell – a exemplo de Dayjur –no mesmo páreo, colocou-a abaixo: Battaash.

Conduzido por Jim Crowley e treinado por Charles Hills, Battaash venceu o Nunthorpe Stakes (gr.I) de 2019, derrotando Soldier’s Call por 3 corpos e ¼, na marca de 55.90, que se tornou o novo recorde do quilômetro no tradicional hipódromo britânico. Aos 5 anos, o filho de Dark Angel e Anna Law (Lawman), criado na Irlanda por Ballyphilip Stud, obteve a décima vitória em 19 saídas. Foi o seu segundo êxito de graduação máxima, vez que em 2017 venceu, na França, o Prix l’Abbaye de Longchamp (gr.I).

Castrado, Battaash terá, ao contrário de Dayjur, sua campanha limitada às pistas. Dayjur (Danzig e Gold Beauty, por Mr. Prospector), por sua vez, deixou 19 gerações e mais de 60 stakes winners, em sua produção. Celebrado avô materno, despareceu aos 26 anos, em 2013.

Nas pistas, além do mesmo double de G1 levantado por Battaash – Nunthrope e Prix l’Abbaye de Longchamp – Dayjur venceu outras 5 corridas, totalizando 7 primeiros lugares em 11 saídas. De tão expressivo, deixou recordações mesmo quando não venceu. Perdeu a Breeders’ Cup Sprint (gr.I) de 1990 por ter saltado uma sombra, a poucos metros do disco, sendo derrotado por Safely Kept (replay aqui).

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (2ª edição)

Fausto Henrique ultrapassou a marca de 50 vitórias, nos Estados Unidos, em 2022. Imagem: F. Henrique (Instagram) ESTADOS UNIDOS FAUSTO HENRIQUE (F.Henrique): Vindo bem credenciado de Macau, Henrique logo confirmou toda a expectativa depositada em suas conduções. Em seu primeiro ano hípico completo nos EUA, o brasileiro já soma 53 vitórias em 224 apresentações - com um ótimo aproveitamento de... [continua ]

Em final de rigor, Silver Prize levanta a PE Haroldo "Pangaré" Barbosa

Alazão do Stud Minion contou com direção precisa de Carlos Lavor

Hard Boiled dá show no Grande Criterium

Abandonando o perdedor em alto estilo, potro do Stud Monte Parnaso/Quintella impressionou no GP Linneo de Paula Machado (gr.I).