19 jun 2020 | 20:23:50

Hofburg: um Tapit na criação nacional

Importado pelo Haras Santa Maria de Araras, irmão de Courtier será o primeiro filho do fenômeno Tapit a servir em solo brasileiro.


Hofburg reforça o plantel brasileiro, em 2020

Imagem: Amber Chalfin

Momentos antes de iniciar o leilão de potros do Haras Santa Maria de Araras, na última quarta-feira, o leiloeiro Nilson Francisco Genovesi anunciou ao público espectador a aquisição do mais novo garanhão do referido centro criatório. Hofburg, um norte-americano criado pela Juddmonte – a quem defendeu em campanha – desembarcará no Brasil, nas próximas semanas, trazendo, dentre outras credenciais, a condição de primeiro filho de Tapit a servir por aqui.

Nascido em 2015, Hofburg estreou com um quarto lugar, aos 2 anos, tendo vencido uma eliminatória logo na sua primeira exibição aos 3 anos, em Gulfstream Park (1.700m, dirt). No mesmo hipódromo, escoltou Audible no Florida Derby (G1), atuação esta que credenciou Hofburg à disputa do Kentucky Derby (G1). O alazão não se houve bem em Churchill Downs, porém, em Nova York, veio a finalizar na terceira colocação do Belmont Stakes (G1), que selou a conquista da tríplice coroa de Justify.

Em seguida, Hofburg obteve seu mais importante êxito: foi no Curlin Stakes (1.800m, dirt, replay abaixo), em Saratoga, o qual venceu com ampla facilidade, na condição de franco favorito. Quarto para McKinzie no Pennsylvania Derby (G1), Hofburg voltou a vencer aos 4 anos, por ocasião de um allowance (1.800m, dirt), em Saratoga. Encerrou campanha com 3 primeiros lugares em 11 saídas e mais de US$ 554 mil em prêmios.

Hofburg chega ao Brasil no mesmo ano em que seu irmão materno, Courtier, desponta como revelação dentre os freshmen sires em atividade, no país. A primeira geração do filho de Pioneerof The Nile vem despertando grande atenção, tendo em vista ser ele o pai dos dois ganhadores das únicas provas de G1 disputadas, até aqui, por produtos de 2 anos: Dashing Court e Fast Jet Court.

Da mesma maneira, Hofburg é irmão materno de Emollient, uma Empire Maker que rendeu nada menos que 4 vitórias em provas de G1 à Juddmonte: Ashland Stakes (G1), American Oaks (G1), Spinster Stakes (G1) e Rodeo Drive Stakes (G1). A quarta mãe do trio, Coupe De Folie (Halo) deu à luz ninguém menos que Machiavellian, por sua vez pai, dentre outros, de Street Cry e do nosso conhecido Vettori.

Sem prejuízo da linha baixa de Hofburg, grande chamariz, conforme antecipado, repousa sobre o nome de Tapit. O tordilho, ganhador de G1 em campanha, não apenas desenvolveu-se enquanto o mais profícuo descendente de Pulpit na criação norte-americana: fez-se, na realidade, garanhão líder do país, nas temporadas 2014, 2015 e 2016, além de atingir marcas impressionantes, como seus 132 stakes winners e cifras milionárias obtidas, por seus produtos, em leilões.

Além dos seus próprios números e recordes, Tapit vem revelando outra virtude, que em muito interessa às perspectivas de Hofburg: ele é, notoriamente, um “pai de pais”. Dentre seus mais destacados filhos, ora com expressiva repercussão, entre os criadores, há Constitution, o garanhão líder de segunda geração, nos Estados Unidos, na atualidade.

Mais notícias

Callejero garante vaga no Latino com triunfo firme no GP Doutor Frontin (G2)

Defensor da Coudelaria Esmeralda representará o Brasil, na Argentina.

França: neto de Notting Hill estreia com vitória; filha de Zara forma a dupla em G2

Descendentes de éguas brasileiras tiveram desempenho chamativo, no final de semana.

Passatempo mantém invencibilidade na Prova Especial Soberbo

Filho do nacional Victory Is Ours pertence ao Stud Flor de Lotus