15 maio 2021 | 17:34:49

GP OSAF (G1): em final de emoção, Helquis supera Cherie Vi

Égua do Haras Santa Maria de Araras conquistou a mais importante vitória da campanha.


"Duelo com hora marcada": Helquis supera Cherie Vi

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Para os experts, tratava-se de um “duelo com hora marcada”, no festival paulista. Helquis e Cherie Vi, os dois nomes de maior destaque no Grande Prêmio Organizacion Sudamericana de Fomento del Sangre Pura de Carrerra – OSAF (G1), prometiam disputar, em confronto equilibrado, a glória da prova máxima das éguas, em Cidade Jardim. E foi, de fato, o que aconteceu, tendo a vitória sorrido a Helquis, 4 anos, filha de Wild Event e Belquis (Exchange Rate), de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras.

Texxana e Irverness proporcionaram train de luxo, ao ocuparem as duas primeiras colocações. Happy Party corria em terceiro e Muguruza aparecia na quarta colocação. Desta feita mais próxima das ponteiras, do que fizera na Tríplice Coroa, em solo carioca, Cherie Vi corria em quinto, 1 corpo à frente de Helquis, a sétima.

Na curva, quando Irverness carregou sobre Texxana, o ritmo da prova somente fez intensificar, de modo que ambas pagaram tributo, muito cedo, na reta final. Happy Party e Muguruza passaram, sem briga, pela dupla, ao passo que Cherie Vi e Helquis, lançadas a meio de raia, davam início aos seus respectivos arremates.

Faltando 300 metros para o espelho, Cherie Vi assumiu a primeira colocação, mas já recebendo o “calor” de Helquis. Dali até o disco, ambas destacaram-se, à frente das oponentes, proporcionando final pleno de emoção, ao público turfista. Na insistência de Bruno Queiroz, Helquis superou Cherie Vi por ¼ de corpo. Muguruza foi a terceira. Olympic Justice e Força completaram o placar.

A seguir, Happy Party, Nova Moleca, História da Arte, Texxana, Odete-Dete, Irverness e Saxshow.

Treinada, em Teresópolis/RJ, por Christiano Oliveira, Helquis passa a contar com 5 primeiros lugares em 14 corridas. Vencedora do Grande Prêmio Riboletta (G3), dos Clássicos Octavio Dupont (L) e Marcos Ribas de Faria (L), hoje Helquis percorreu os 2.000 metros, em pista de grama macia, no tempo de 2:00.37, com finais de 25.07 e 12.49.

Mais notícias

Brasileiros bem distribuídos no partidor do GP José Pedro Ramirez

Ao todo, sete representantes da criação nacional alinharão no embate uruguaio.

Kopenhagen arranha recorde no Clássico Delegações Turfísticas (L)

Arenático do Haras Springfield conquistou batismo clássico.

Nos moldes da "Pegasus", Australianos criam a "Everest", a mais rica corrida de grama do mundo

Após todo o sucesso, e repercussão, da primeira Pegasus World Cup (gr.I) nos Estados Unidos, o turfe australiano deverá, no segundo semestre de 2017 , emplacar empreitada semelhante. Está marcada para o dia 14 de outubro a The Everest, a ser disputada em Randwick Park, na distância dos 1.200 metros em pista de grama, e que ofertando uma bolsa de... [continua ]