03 ago 2023 | 17:12:09

Geração 2019 domina o panorama entre as éguas – e promete chegada emocionante

Com 4 anos recém completos, lote de competidoras nascido em 2019 predomina no campo da Copa ABCPCC Éguas – Gonçalo Borges Torrealba.


Miss Marcela vem de obter batismo clássico, nos 2.400 metros.

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCB

A decisão do staff de Kenlova em disputar a Copa ABCPCC Clássica – Matias Machline (G1), ao invés da Copa ABCPCC Éguas – Gonçalo Borges Torrealba, rendeu a esse segundo embate tons de grande equilíbrio.

Mais do que isso, o páreo promove interessante confronto – e, por isso, com ares de comparação – entre boas fêmeas da geração 2019, que, nos últimos meses, frequentaram as primeiras turmas, de Cidade Jardim e Gávea, nesse quesito. Das 7 concorrentes à vitória, aliás, apenas Piano Man pertence a outra geração – com 5 anos, atualmente.

Tendo, recentemente, conquistado seu batismo clássico, ao vencer prova graduada na distância dos 2.400 metros, Miss Marcela (por Salto, de criação de Fábio Henrique da Silva e propriedade do Stud Yellow River) retorna aos dois quilômetros para – tentar – bisar seu êxito, noutro importante compromisso.


Outra que rendeu com agrado na milha e meia foi Quatá (por Ganesh, do Stud Red Rafa), quando de seu quarto lugar para Lah Lah Lah, no desfecho da tríplice coroa de fêmeas, na Gávea. Depois disso, rendeu com agrado no GP Roberto e Nelson Seabra (G1), finalizando também em quarto, a menos de 3 corpos da já mencionada Kenlova.


Contando com diversas colocações clássicas – inclusive em provas de G1 -, Qumprida Meleca (por Honesto, do Haras Phillipson) e Jolie-Up (por War Secretary, de criação do Haras San Francesco e propriedade do Stud A.M.L.) também chamam atenção. Cada vez melhores, Nibble (por Hat Trick, do Haras Springfield) e Konstantinopla (por Jeune-Turc, do Stud Magia) encaram o compromisso em estágio de evolução. A já citada Piano Man (por Honesto, do Haras Phillipson) busca surpreender as mais visadas.

A Copa ABCPCC Éguas – Gonçalo Borges Torrealba homenageia o fundador do Stud TNT que sempre primou por um alto padrão de investimentos e profissionalismo – e, a partir disso, obteve animais e conquistas inesquecíveis. Ademais, Gonçalo (hoje à frente da Three Chimneys Farm, nos Estados Unidos) proporcionou aos criadores brasileiros contato com sementais que marcaram época e, mais do que isso, colaboraram para elevar a qualidade da genética nacional.

A prova será disputada às 15h13min, no 6º páreo da programação.

 

Mais notícias

Troféu Antônio Joaquim Peixoto de Castro Palhares - Totão: Indicados

Votação (exclusiva para associados da ABCPCC) até 30/7 às 17h pelo link https://abcpcc.com.br/votacao.

Galeria do Troféu Mossoró 2023: confira os cliques da premiação

Cerimônia foi realizada, no último sábado (5), no restaurante Varanda, em São Paulo.

Maroñas: Palagio lidera dobrada brasileira, no melhor páreo do final de semana

Corredor do Stud Viegas venceu o Clásico Jose P. de Giuli y Rogelio Rodriguez