20 jun 2019 | 14:32:38

Frankie Dettori faz chover no Royal Ascot

Bridão italiano atingiu marca de 66 vitórias no festival, com direito a 100% de aproveitamento nas provas graduadas de quarta-feira.


Dettori e Stradivarius decolam para a vitória na Ascot Gold Cup (gr.I).

Imagem: Mike Egerton/The Guardian

O Royal Ascot – maior festival do turfe britânico – vem tendo sua edição 2019 marcada pela chuva. Obra de nuvens carregadas bem como de um fantástico Lanfranco Dettori, que, por meio de conduções à altura do trocadilho, vem fazendo chover nas disputas do meeting – no qual ultrapassou, inclusive, a marca de 60 vitórias (agora são 66 primeiros lugares).

Na terça-feira (18), data em que o festival teve início, o predomínio foi das conexões da Coolmore, com Aidan O’Brien e Ryan Moore, tendo Dettori ficado no quase. Seu conduzido, o até pouco tempo atrás invicto, Too Darn Hot, teve de se contentar com o terceiro posto no St. James’s Palace Stakes (gr.I), vencido por Circus Maximus. Essa foi a colher de chá, contudo, dada por Dettori a seus adversários.

No dia seguinte (19), o piloto levou a potranca Raffle Prize, “no braço”, até o disco do Queen Mary Stakes (gr.II). Páreos adiante, bisou o feito com Crystal Ocean, no dorso de quem venceu o Prince of Wales’s Stakes (gr.I) – derrotando, como fizera a bordo de Enable na Breeders’ Cup Turf (gr.I), a irlandesa Magical.

Foi nesta quinta-feira (20), entretanto, que o carismático jóquei italiano brilhou de modo mais intenso. Ele manteve 100% de aproveitamento nas provas graduadas do dia. Para começar, conquistou o Norfolk Stakes (gr.II) com A’Ali. Depois, o Hampton Court Stakes (gr.II) conduzindo Sangarius. No Ribblesdale Stakes (gr.II) sagrou-se vitorioso com Star Catcher. Por fim, levou Stradivarius à conquista, pelo segundo ano consecutivo, da Ascot Gold Cup (gr.I).

O Royal Ascot conta, ainda, com mais 2 dias de programação - sexta-feira (21) e sábado (22). Em ambos haverá Frankie Dettori em ação.

Mais notícias

Obataye retorna com vitória, em recorde, no Paraná

Ganhador do Grande Prêmio Brasil (G1) de 2024 melhorou a própria marca, nos 2.000 metros, em pista de grama: provável inscrição no GP São Paulo.

Cantalona supera New Prada na Prova Especial João Goulart

Defensora do Haras Ereporã, que recebeu condução inspiradíssima de Leandro Henrique, levantou o melhor páreo do dia, no Jockey Club Brasileiro.

Macadamia confirma favoritismo em G1

Potranca do Haras Springfield conquistou o Grande Prêmio Henrique de Toledo Lara (G1).