Express Moon: um tributo para Dr. Ênio
Poucos dias após o falecimento de um dos titulares do Haras Moema, craque da farda venceu o GP Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (G3).
Express Moon (esq.) bate Dream Alliance: vitória do Haras Moema - do eterno Dr. Ênio Buffolo.
Imagem: Porfírio Menezes/JCSP
Na última segunda-feira (6), o falecimento do Dr. Ênio Buffolo comoveu turfistas de todo o país. Uma das figuras mais respeitadas e queridas do esporte, no Brasil, Dr. Ênio foi revisitado na memória de dezenas de pessoas, sobretudo quando de sua presença ao winners' circle, para a recepção de algum animal vitorioso do seu Haras Moema.
Quis o destino que, neste sábado (11), um corredor, já conhecido pela superação de uma série de dificuldades locomotoras, dedicasse toda a sua capacidade para a conquista de uma vitória que fez as vezes de um perfeito tributo ao Dr. Ênio.
Na sua primeira experiência na distância dos 2.400m, Express Moon, 6 anos, filho de Agnes Gold e Very Nice Moon (Nedawi), de criação do Haras Old Friends e propriedade do Haras Moema, levantou o Grande Prêmio Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (G3, grama pesada), para animais de 3 mais anos.
Com Wilkley Xavier no comando de suas rédeas, Express Moon acompanhou, em segundo, o ritmo do ponteiro Faz Bem. Na reta final, assumiu, ao natural, a primeira colocação, a qual restou ameaçada por Dream Alliance. Este, na condição de ganhador da mais recente edição do GP São Paulo (G1), emplacou ritmo de perseguição a Express Moon, pelas balizas internas.
Mantendo seu ímpeto, contudo, Express Moon teve êxito em conservar a primeira posição, derrotando Dream Alliance por 1/2 corpo. Quero Te Mucho foi o terceiro. Karl Marx e Faz Bem depois. Com a chancela de Victorio Fornasaro, Express Moon argolou sua 5ª vitória (a 1ª clássica) em 14 corridas. Vitorioso do quilômetro à milha e meia, o castanho percorreu a distância na marca de 2:30.88.
A foto da vitória de Express Moon foi um caso à parte: além de Fabrício Buffolo e de simpatizantes da farda, vários treinadores estiveram presentes ao registro, numa evidência de todo o carinho e amizade nutridos, pela gente do turfe, junto ao eterno Dr. Ênio.
Mais notícias
Batismo nobre de High Wire no GP Duque de Caxias (G2)
High Wire resistiu ao tropel de Opção Certa. Imagem: Sylvio Rondinelli/divulgação JCB Égua de extrema categoria, mesmo rendendo um pouco menos na pista pesada, High Wire esbanjou categoria para conquistar sua primeira prova clássica e levantar o tradicionalíssimo GP Duque de Caxias (G2), no Hipódromo da Gávea. A carreira, a principal do domingo, 11 de setembro, uma homenagem do JCB ao Patrono do Exército Brasileiro, foi... [continua ]


