09 ago 2017 | 13:44:16

Explicacion, um tributo a Eduardo Buffara

Poucos dias após o falecimento de seu proprietário, defensora da TBS Internacional conquistou o Clásico Eduardo Vargas y Eduardo Vargas Garmendia (L), em Maroñas.


Explicacion venceu de ponta a ponta e com ampla autoridade

Imagem: Maroñas Entertainment

Além das diversas manifestações de luto e carinho nos dias que seguiram a morte de Eduardo Buffara, o turfe – a quem o agente dedicou boa parte de sua vida – também cuidaria em acenar, à sua maneira, ao falecimento. Explicacion, 4 anos, filha de Wild Event e Tarimbada (Signal Tap), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade de TBS Internacional (fundada e pertencente, até então, a Buffara e a seu sócio, Mário Zuca Marquez), venceu, no domingo (6), em Maroñas, o Clásico Eduardo Vargas y Eduardo Vargas Garmendia (L), em 1.600m na areia, para fêmeas de 3 e mais anos.

Mandando no páreo desde a largada, Explicacion ensinou o caminho do disco às oponentes durante todo o percurso. Sob a condução de Carlos Bueno, Explicacion sequer permitiu que as adversárias se aproximassem na reta de chegada, vencendo Jilly Bean, uma Drosselmeyer, por 6 corpos. A brasileira Talita Mia (Crimson Tide), do Haras Maluga, finalizou em terceiro. Sua compatriota, Possessive (Inexplicable), uma irmã própria de Jéca, de criação do Haras J. B. Barros e propriedade de BGC Thoroughbreds Stud, completou a quadrifeta.

Treinada por Jean Rodriguez, Explicacion obteve a sétima vitória em 13 corridas. Tríplice coroada juvenil em Porto Alegre, vencedora da Polla de Potrancas em Las Piedras e agora múltipla ganhadora de listed races em Maroñas, a brasileira percorreu a distância na marca de 1:35.20.

Mais notícias

Ziska Blade confirma favoritismo na Prova Especial Marcos Polacow

Filha de Blade Prospector pertence ao Stud Gentil.

Hector Gold, um galope de saúde no Clássico Delegações Turfísticas (L)

Revelação entre os arenáticos, corredor do Haras Anderson deu show na primeira prova clássica do festival

Sublime, Macadamia vence o Gamely Stakes (G1)

Crioula do Haras Springfield tornou-se a primeira brasileira, na história, a vencer a prova. Em seu dorso, brilhou Tiago Josué Pereira.