17 abr 2021 | 21:30:47

EUA: Royal Ship brilha na Califórnia e conquista o Californian Stakes (G2)

Brasileiro criado pelo Haras Belmont obteve sua primeira vitória, nos Estados Unidos – diretamente no dirt, em prova com US$ 200 mil de dotação.


Royal Ship obteve importante vitória, em Santa Anita Park

Imagem: Santa Anita Park/Twitter

Disputado, há pouco, em Santa Anita Park, o Californian Stakes (G2), em 2.000m, na pista de areia (ou, o “dirt” norte-americano), com US$ 200 mil de bolsa, para animais de 3 e mais anos, teve no brasileiro Royal Ship, 5 anos, filho de Midshipman e Bela Val (Val Royal), de criação do Haras Belmont (como pensionista do Haras Santarém, no Paraná) e propriedade de Fox Hill Farm & Siena Farm, o seu ganhador.

Diferentemente de todas as outras atuações de Royal Ship, no exterior, até então, Mike Smith conduziu o brasileiro da maneira como Royal Ship obteve seus melhores resultados, no Brasil: acionando entre os ponteiros, desde a largada. Royal Ship perseguiu o ganhador de G3, Country Grammer, de perto, sob parciais de 23.23 e 46.98. Em terceiro, o franco favorito Independence Hall (vindo de terceiro, na Pegasus World Cup (G1), e de quarto, no Santa Anita Handicap (G1)) vigiava as movimentações da dupla.

Country Grammer e Royal Ship giraram, emparelhados, para a reta final. Com Independence Hall perdendo contato, a dupla protagonizou um acirrado mano a mano. Sacando vantagem nos 200 finais, Royal Ship neutralizou as tentativas de reação de Country Grammer, a quem derrotou por cabeça. Independence Hall, distanciado, finalizou na terceira colocação.

Treinado por Richard Mandella, Royal Ship passa a somar 6 vitórias em 12 corridas. No seu primeiro êxito, em solo estadunidense (bem como o primeiro em pista de areia), conquistou a 4ª vitória clássica da campanha. Antes, no Brasil, havia vencido os Grandes Prêmios Estado do Rio de Janeiro (G1), Frederico Lundgren (G3) e o Clássico Ernani de Freitas (L).

Tendo em 5 éguas brasileiras as suas 5 primeiras mães, Royal Ship é uma ode à criação Rosa do Sul.

Tempo de 1:48.47.

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (50ª edição)

Michel Platini desencilha Padre Pio, ganhador nas Ilhas Maurício. Imagem: Divulgação Govmu.org ILHAS MAURÍCIO MICHEL PLATINI: Voltando a brilhar no exterior, Platini conquistou um hat trick, no último dia 8, tendo sido o destaque da reunião, nas Ilhas Maurício. Al Jazeera, Padre Pio (vídeo abaixo) e Alpine Challange foram os vencedores de Platini que, por meio de 19 montarias desde a sua chegada... [continua ]

América do Sul: Nicholas e Ya Primo, destaques do fim de semana.

Pertencente a conexões brasileiras, Nicholas venceu G1 em San Isidro e carimbou passaporte para o Latinoamericano. Ya Primo brilhou no Derby de Valparaíso.

Grandes Prêmios Ipiranga e Barão de Piracicaba têm pré-inscrições divulgadas

Quádruplas coroas de São Paulo terão início no dia 4 de setembro.