19 jul 2019 | 12:20:45

EUA: Ohio e Touriga disputam provas graduadas

Crioulos da Fazenda Mondesir e ganhadores de G1, brasileiros irão à raia, no final de semana.


Touriga estreia em prova de G3, em Monmouth Park.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

No final de semana que se avizinha, os turfistas brasileiros estarão atentos às movimentações, em solo norte-americano: por lá, Ohio e Touriga disputarão provas graduadas.

No domingo, em Del Mar, produtos de 3 e mais anos disputarão o Eddie Read Stakes (gr.II), em 1.800m na raia de grama, com bolsa de US$ 250 mil. Páreo que até 2015 foi disputado sob a condição de G1 e que conta com os brasileiros Joe Who e Redattore no seu rol de ganhadores, recebeu, desta feita, com a inscrição de Ohio (por Elusive Quality, de criação da Fazenda Mondesir).

Treinado por Michael W. McCarthy, Ohio será conduzido por Ruben Fuentes e fará frente a 5 adversários. Catapult (derrotado pelo brasileiro no Frank E. Kilroe Mile Stakes [gr.I]), Sharp Samurai (múltiplo ganhador de G2), Bowies Hero (vem de chegar à frente de Catapult, Ohio e Sharp Samurai na Shoemaker Mile [gr.I], quando finalizou em terceiro), Ritzy A.P. e Marckie’s Water são os demais inscritos.

Na véspera da atuação de Ohio, Touriga (por Put It Back, de criação da Fazenda Mondesir) cumprirá sua estreia no exterior. Ela alinhará no Matchmaker Stakes (gr.III), em Monmouth Park. A prova será disputada por éguas de 3 e mais anos, em 1.800m na grama, com dotação de US$ 150 mil.

Inscrição de Graham Motion, Touriga terá John Velasquez “up”. Enfrentará 6 adversárias, incluindo Competitionofideas, que no ano passado venceu o American Oaks (gr.I). Valedictorian, que vem de vencer o Eatown Stakes (gr.III), é outro nome de destaque. Amparada por bons exercícios, Touriga deverá figurar entre as mais apostadas.

Em 5 saídas no Brasil, Touriga obteve 3 vitórias. Além de uma eliminatória, venceu os Grandes Prêmios Margarida Polak Lara – Taça de Prata (gr.I) e Carlos Gilberto e Carlos Telles da Rocha Faria (gr.II). Neste último produziu sua derradeira atuação, em outubro do ano passado. Antes pertencente ao Haras Dilema, foi adquirida por Kiyoshi Maekawa, quando de sua exportação.

Mais notícias

Never Say Never encerra a festa na Prova Especial Quartier Latin – Dox Brasil

Filho do nacional Pavillon pertence a José Mario P. Assis Moura.

Em final emocionante, Cool Day vence o GP Carlos Pellegrini (G1)

Potro de 3 anos cumpria, apenas, a 4ª saída de sua campanha.

Taxa Universal renderá bônus aos seus titulares, em páreos de 2 anos

Iniciativa, aprovada em reunião de diretoria da ABCPCC, contemplará, inicialmente, produtos das gerações 2021 e 2022. Saiba mais.