18 fev 2022 | 18:44:57

EUA: Jockey Club extingue regra de limite de coberturas por garanhão

Norma instituída em 2020 será removida da regra 14C do Regulamento Geral do U. S. Jockey Club.


Objeto de grande controvérsia desde os debates que antecederam sua implementação, em 2020, a regra do Jockey Club (Estados Unidos) que previa limite de cobertura de 140 éguas por garanhão (aplicável aos reprodutores nascidos a partir de 2020) será removida do Regulamento Geral da entidade.

O texto da regra 14C, que trazia a referida limitação, será alterado na atualização de 2022 do Regulamento Geral.

A polêmica regra instituída em 2020 atendia à intenção do Jockey Club combater, de alguma forma, a redução na diversidade genética do plantel PSI norte-americano – que haveria sido relacionada, num estudo, à concentração de coberturas para garanhões com mais de 100 serviços por temporada, desde meados da década de 1990.

Em 2019, um levantamento do Jockey Club indicou que quase 1/3 das matrizes ativas do país (27%) foram padradas, na respectiva temporada de monta, por garanhões com mais de 140 coberturas, no ano.

A alteração normativa levada a cabo pelo Jockey Club foi severamente debatida e, principalmente, combatida, após a sua edição. Houve, inclusive, o ajuizamento de uma ação movida por Ashford Stud, Spendtrhift Farm e Three Chimneys, buscando a declaração de ilegalidade da referida mudança.

A atualização do Regulamento Geral do Jockey Club deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.

Mais notícias

Juju Popular estreia com vitória na Prova Especial Indian Chris

Filha do nacional Al Arab pertence ao Haras Figueira do Lago

Copa Velocidade e Precocidade: inscrições terminam no dia 01/09

Inscreva seu produto da geração 2019 e participe de um dos mais aguardados momentos do calendário turfístico brasileiro, no ano que vem. Expectativa é de bolsa milionária.

Sudara conquista batismo clássico no GP Euvaldo Lodi (gr.III)

Defensora do Haras Regina brilhou na principal corrida do domingo de Páscoa, na Gávea.