25 nov 2023 | 01:32:37

Estados Unidos: Planetário vence o Hollywood Turf Cup Stakes (G2)

Brasileiro do Stud Red Rafa voltou a somar êxito clássico, no turfe norte-americano.


Planetário brilhou no G2 disputado em Del Mar.

Imagem: Transmissão Del Mar

Atração da jornada desta sexta-feira (24), em Del Mar, nos Estados Unidos, o Hollywood Turf Cup Stakes (G2), em 2.400m na raia de grama, com dotação de US$ 200 mil, foi vencido pelo brasileiro Planetário, 5 anos, filho do nacional Il Doge e Aerosfera (Crimson Tide), de criação e propriedade do Stud Red Rafa. 

Corrido de alcance por Hector Berrios, enquanto Balladeer estabelecia parciais de 24.76 e 49.00, na dianteira, Planetário já dava ótima impressão, quando o lote completava a última curva. Sempre por dentro e "na mão" de seu jóquei, Planetário ingressou na reta final na espreita dos ponteiros, com Berrios aguardando por uma passagem para lançar seu conduzido.

Quando a passagem, então, surgiu, Planetário avançou, com disposição, sobre os ponteiros - e passou a se defender, com êxito, dos ataques do chileno múltiplo ganhador de G1, Lukka, bem como do favorito, o irlandês Francesco Clemente.

Em demonstração de categoria, Planetário alcançou o espelho com pescoço de vantagem sobre Francesco Clemente, com Lukka completando a trifeta, apenas focinho atrás do segundo colocado. Balladeer e Speaking Scout completaram o marcador.

Treinado por Richard Mandella, Planetário obteve sua 7ª vitória em 15 saídas. Múltiplo ganhador de G1 no Brasil, obteve, no ato, sua 2ª vitória clássica nos Estados Unidos - antes, no San Juan Capistrano Stakes (G3).

Tempo de 2:28.02.

 

Mais notícias

Morre no Paraná o múltiplo ganhador clássico Hotaru

Provável síncope cardíaca tirou a vida do defensor do Stud A. M. L., que iniciava preparativos para o GP São Paulo.

Adicionado bate Noblesse You nos 3 Km do GP ABCPCC (G3)

Fundista de Marcos Garcia venceu, em final de emoção.

Uruguai: de volta a areia, Quillan emplaca "bi" em listed

Brasileiro criado por Beverly Hills Stud venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Clásico Benito Villanueva (L).