26 jan 2024 | 20:19:04

Equinox, Cody's Wish e Ace Impact: os melhores, em 2023

Premiações coroaram os melhores nomes, do turfe internacional, no ano passado.


Cody's Wish: eleito "Cavalo do Ano", nos Estados Unidos.

Imagem: Breeders' Cup (Divulgação)

Ao redor do globo, diferentes premiações são realizadas, anualmente, para celebrar alguns dos melhores nomes, dentre os PSI que estiveram em ação, numa determinada temporada. No ano de 2023 não foi diferente.

Tendo atingido um rating de 135 libras (o maior do mundo, na temporada, e o maior para um PSI japonês, na história), por ocasião da vitória obtida, quando de sua despedida das pistas, na Japan Cup (G1), Equinox recebeu o título, da Federação Internacional de Autoridades Hípicas, de Melhor Cavalo do Mundo, no ano passado.

Filho de Kitasan Black e Chateau Blanche (King Halo), Equinox nasceu em 2019 e competiu por 10 vezes, dos 2 aos 4 anos. Em 8 de suas saídas, Equinox saiu-se vitorioso. Em 2023, além da já mencionada Japan Cup, levantou a Dubai Sheema Classic (G1), o Takarazuka Kinen (G1) e o Tenno Sho de Outono (G1). Ele cumpre, no momento, sua primeira temporada, como reprodutor, na Shadai Stallion Station. Clique aqui para ler mais.

Cody's Wish (Curlin e Dance Card, por Tapit), de criação e propriedade da Godolphin, recebeu, nos Estados Unidos, o Eclipse Award de "Cavalo do Ano" - além do prêmio de Melhor Cavalo Adulto do País. Na temporada em questão, dentre outros páreos, Cody's Wish obteve o bicampeonato da Breeders' Cup Dirt Mile (G1). Fora das pistas, a jornada do corredor foi, sobremaneira, marcada pelo falecimento do jovem Cody Dorman, portador da síndrome de Wolf-Hirschhorn e que restou homenageado no nome dado a Cody's Wish. Com 11 primeiros lugares em 16 saídas, Cody's Wish foi incorporado ao time de garanhões, da sua proprietária, nos Kentucky.

Para ler mais sobre os Eclipse Awards - e seus demais vencedores -, clique aqui.

Antes, contudo (ainda no ano passado), foi entregue o Cartier Awards de Melhor Cavalo da Europa às conexões de Ace Impact (Cracksman e Absolutly Me, por Anabaa Blue), o corredor invicto que, na derradeira das suas 6 saídas, levantou, em Longchamp, o Prix l'Arc de Triomphe (G1). A exemplo de Equinox e Cody's Wish, o francês já teve sua campanha encerrada e, atualmente, serve como garanhão, no Haras de Beaumont, em seu próprio país de origem.

Leia aqui mais informações sobre o Cartier Awards.

 

Mais notícias

Flight Time disputará o GP Estado do Rio de Janeiro (gr.I)

Defensor de Black Opal Stud defende invencibilidade de 3 corridas.

Very Nice Moon aparece pré-inscrita em grupo II

"Melhor Potranca de 2 anos" no último Troféu Mossoró não corre desde junho do ano passado

Obataye reina, absoluto, no GP Linneo de Paula Machado (G3)

Corredor do Haras Rio Iguassu conquistou vitória autoritária.