12 jun 2017 | 00:18:34

Energia Guest supera New In Town no GP IFHA - PMU Brasil (gr.III)

Tordilho do Stud Praça XV alcançou primeira vitória na esfera clássica.


Energia Guest atropelou com disposição para vencer G3

Imagem: Gérson Martins

Última prova clássica do domingo máximo carioca, o Grande Prêmio IFHA - PMU Brasil (gr.III), em 2.000m na pista de grama (macia), para produtos de 3 e mais anos, foi vencido por Energia Guest, 5 anos, filho de Elmustanser e Kathedrale (Ramirito), de criação do Haras Estrela Energia e propriedade do Stud Praça XV.

Cumprindo papel de "coelho", Caballo de Hierro (Wild Event) foi o primeiro a aparecer na largada. Tototocosdemalocos (Dubai Dust) corria em segundo, sendo atacado por Perfectly Associat (Pleasantly Perfect) na metade da reta oposta. Un Pingo (Redattore) e Desejo Ousado (Shirocco) completavam o grupo dos cinco primeiros.

Corrido de alcance, conforme predileção, Energia Guest acionava na décima quinta e penúltima colocação. 

Na cabeceira da curva, Perfectly Associat passou para segundo e Un Pingo para terceiro - sobrando Tototocosdemalocos para quarto. Abordado o tiro direto, Caballo de Hierro passou a ser atacado por Un Pingo, vez que Perfetcly Associat dava por encerrada sua missão no páreo. Na altura dos últimos 400 metros foi Harak (Acteon Man) quem, após se juntar à briga pelo primeiro posto, dominou a competição. 

"Flutuando", bem aberto, Energia Guest deu o ar de sua graça quando faltavam 300 metros para o espelho. Tamanha era a desenvoltura do tordilho, que Marcelo Almeida pode esperar até a seta dos 200 finais para fazer a partida em seu conduzido - que até ali havia avançado "por conta própria", sobre os ponteiros. 

Solicitado, Energia Guest liquidou a fatura em seu favor. Com notória facilidade, o corredor alcançou o disco já "desarmado" pelo jóquei e 3/4 de corpo à frente de New In Town (Fluke), de atropelada tardia. Joka Tango (por Signal Tap, 2), que finalizou em terceiro, acabou desclassificado para quinto em razão de prejuízos causados a Harak e Energia Imagine (Agnes Gold), respectivamente terceiro e quarto colocados no resultado oficial. 

Depois finalizaram Filho de Campeão, Boris do Jaguarete, Dante Alighieri, Un Pingo, Euquemando, Desejo Ousado, Caballo de Hierro, Tototocosdemalocos, Perfectly Associat, Carpaccio e Lafitte Pincay. Little Manduro não foi apresentado.

Treinado por Edson Ricardo, Energia Guest passa a contar com 4 vitórias (primeira clássica) em 19 corridas. Tempo de 1:59.90.

Mais notícias

Europa: produtos de Invencible Spirit dominam provas de G1 da nova geração

Ao todo, 3 provas de graduação máxima foram disputadas, em pistas europeias, no último fim de semana. Delas, duas foram vencidas por produtos do irlandês Invencible Spirit.

Wave Red encerra jornada com vitória em listed

Filha de Skypilot venceu o Clássico Presidente Erasmo Teixeira de Assumpção (L).

Wil Myers retoma o caminho das vitórias, em Curitiba

Defensor do Stud Ajato conquistou a Prova Especial Homero Pinhatari Oliva. Em outros pontos altos da jornada, Legendário e o estreante Willie Hobo foram os melhores.