24 ago 2017 | 16:06:57

Enable e Ulysses brilham em York

Festival britânico atraiu atenções de turfistas todo o mundo.


Enable: "Arco" à vista

Imagem: Racing And Sports

Nessa semana, o hipódromo de York, na Inglaterra, serviu de palco para o seu festival mor. Entre importantes disputas levadas a cabo e destacados competidores, não houve, todavia, quem brilhasse mais do que Enable e Ulysses.

Após superar os machos no King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I), Enable (filha de Nathaniel e Concentric, por Sadler’s Wells) conquistou fácil vitória, nesta quinta-feira (24), contra éguas de 3 e mais anos no Yorkshire Oaks (gr.I), em 2.400m (aprox.) na grama, com £ 350 mil de dotação.

Com Frankie Dettori “up”, Enable assumiu a primeira posição logo após a partida. Dali em diante, a excelente corredora ensinou o caminho do disco às adversárias, sem ter o êxito ameaçado. Na linha de sentença, confortável margem de 5 corpos separou Enable da segunda colocada, Coronet (Dubawi). Queen’s Trust (Dansili) finalizou em terceiro.

John Gosden, treinador de Enable, declarou à reportagem da ITV Sport após o páreo que Enable competirá no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) do próximo mês de outubro. Pertencente ao Príncipe Khalid Abdullah, que lhe criou por meio da Juddmonte Farms, Enable obteve a sexta vitória em 7 corridas. Aos 3 anos, a potranca britânica soma troféus dos Epsom Oaks (gr.I), Irish Oaks (gr.I), Chesire Oaks (L) além do citado “King George” e do êxito de hoje. Tempo de 2:35.79.

Sem prejuízo do impacto causado por nova conquista de Enable, na reunião de ontem (23) Ulysses, 4 anos, filho de Galileo e Light Shift (Kingmambo), de criação e propriedade da Flaxman Stables Ireland, sagrou-se aplaudido protagonista no International Stakes (gr.I), em 2.100m (aprox.) na pista de grama, para animais de 3 e mais anos e dotado de £ 1 milhão em prêmios.

Vencedor do Eclipse Stakes (gr.I) e segundo colocado para Enable no “King George”, Ulysses arrematou com a desenvoltura que lhe é peculiar para derrotar Churchill (Galileo), vencedor das versões britânica e irlandesa dos 2000 Guinéus (gr.I), por 2 corpos. Barney Roy (Excelebration), primeiro colocado no St. James’s Palace Stakes (gr.I), perdeu a formação da dupla para Churchill por pescoço.

Conduzido por Jim Crowley e treinado por Sir Michael Stoute, Ulysses obteve a quinta vitória em 12 corridas. Relógios parados na marca de 2:12.11.

Mais notícias

Com “passagem comprada”, Love ‘n’ Happiness seguirá para os Estados Unidos

Líder entre as potrancas na capital paulista, crioula do Stud Chesapeake embarcará no próximo dia 26 de julho.

Em êxito histórico, Queen of Clubs levanta o "Ciudad de Montevideo"

Treinada em Porto Alegre por Adriano Soares, potranca da Coudelaria F.B.L. levantou o G1 das fêmeas na festa maior do turfe uruguaio.

Com GP OSAF na mira, Grand Amiga vence mais uma

Potranca do Haras Cifra conquistou o GP Prefeito Fábio da Silva Prado (gr.III).