02 jan 2026 | 16:53:12

Em Hong Kong, Opazo e Navio Fantasma voltam a medir forças

Protagonistas da tríplice coroa paulista de 2024 competirão, no domingo, num handicap com US$ 400 mil de dotação.


Opazo (esq.) e Navio Fantasma voltarão a medir forças, agora em Sha Tin.

Imagens: Porfírio Menezes/JCSP

Um fato inusitado, envolvendo dois dos melhores animais do turfe brasileiro, no ano de 2024, ocorrerá no próximo domingo (4), em Sha Tin, Hong Kong. Ganhadores das provas da tríplice coroa paulista daquela temporada, Opazo e Navio Fantasma se reencontrarão - agora em pistas estrangeiras.

A dupla brasileira irá à raia por ocasião de um handicap, class 2, na distância dos 1.600m na pista de grama, com dotação de HK$ 3,12 milhões (cerca de US$ 400 mil),

Primeiro PSI brasileiro a estrear com vitória no turfe de Hong Kong, Navio Fantasma (lá chamado Sagacious Life) é o dono do maior rating do páreo - bem como será o mais "pesado", dentre todos os 11 inscritos - deslocando 59 quilos. Já Opazo (rebatizado de Winfield) cumprirá sua estreia no exterior, tendo para si atribuído o peso de 56 quilos.

Quando dos choques entre os corredores, até aqui, Opazo (por Rally Cry, de criação do Haras Cifra) conquistou os Grandes Prêmios Ipiranga (G1) e Jockey Club de São Paulo (G1) - assinalando, em ambos, os novos recordes dos respectivos páreos (1:31.96 e 1:57.61). Nos dois referidos embates, Navio Fantasma (por Put It Back, de criação do Haras Santa Maria de Araras) finalizou na segunda colocação.

Já no Grande Prêmio Derby Paulista (G1), coube a Navio Fantasma conquistar autoritária vitória. Opazo não competiu nessa prova, justamente porque restou negociado com proprietários do turfe asiático, em sua véspera.

Em Hong Kong, Navio Fantasma estreou com vitória, num reaparecimento auspicioso (pouco mais de 11 meses após vencer o "Derby"), em outubro de 2025. Na corrida seguinte, finalizou em sexto, a 2 corpos e 1/4 do ganhador. As duas corridas do alazão, que, no Brasil, defendeu a farda do Stud AML, corresponderam a provas de classe 2, na distância da milha, na grama - as mesmas condições, portanto, do desafio que enfrentará neste domingo.

Já Opazo não corre, justamente, desde o êxito no GP Jockey Club de São Paulo (G1) de 2024. Por ocasião desse êxito, o castanho recebeu um rating de 116 libras - empatando com Sinsel, assim, na condição de maior rating do turfe brasileiro, na temporada 2024/2025.

Mais notícias

La Color Trick conquista sua primeira vitória, diretamente, em prova clássica

Potranca do Haras Rio Iguassu venceu o Clássico Alô Ticoulat Guimarães (L).

Hard Trick volta a se impor na areia carioca.

Defensor do Stud Daltex conquistou a Prova Especial Helíaco.

Gato Lindo confirma favoritismo em Cidade Jardim

Potro do Haras Tuta conquistou a Prova Especial General Euclydes de Oliveira Figueiredo.