06 out 2024 | 18:09:33

Em final de rigor, Sparco sagra-se o vencedor do GP Linneo de Paula Machado (G1)

Vitorioso do Grande Criterium pertence ao Stud Duplo Ouro.


Sparco "decola" para a vitória no Grande Criterium.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Principal embate deste domingo (6), no Jockey Club Brasileiro, o Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (G1), Grande Criterium, em 2.000m na raia de grama (pesada), para produtos de 3 anos, teve em Sparco, filho de Verrazano e Society Girl (Agnes Gold), de criação do Haras Di Cellius e propriedade do Stud Duplo Ouro, o seu ganhador.

Sang-Hwa tomou conta da dianteira, após a largada. Nagayama corria em segundo, com Nudini, pelos paus, acionando em terceiro. Valparaíso e Sparco completavam o lote de cinco animais,

O ritmo do páreo era, notavelmente, lento - percebendo-se que todos os animais corriam contidos, pelos respectivos jóqueis, sem que houvesse 4 corpos entre o primeiro e o último colocado. Na curva, quando o train intensificou-se, Nagayama, Nudini e Valparaíso aceleraram por fora do ponteiro Sang-Hwa. Já Ivaldo Santana manteve Sparco pelos paus, ganhando precioso terreno, no ingresso ao tiro direto.

Nagayama não encontrou dificuldades para dominar Sang-Hwa, na altura dos 500 finais. Ocorre que também não tardou para o novo líder receber o "calor" de Nudini, que avançava em busca da ponta. Por fora dos dois, Valparaíso apresentava-se, ameaçador, mas custando a alinhar. Já pelas balizas de dentro, era Sparco quem dava início ao seu tropel.

Nos últimos 200 metros, Sparco e Nudini deixaram Nagayama para trás. Valparaíso insistia em manter-se na briga. Mais adiante, contudo, a sorte da disputa limitou-se a um "pega" entre Nudini e Sparco. No disco, Sparco garantiu cabeça de vantagem sobre o oponente. Valparaíso foi o terceiro e Nagayama o quarto. Em quinto finalizou Sang-Hwa.

Após a prova, houve reclamações de Nudini contra o ganhador e de Nagayama contra os dois primeiros colocados. Na análise da comissão de corridas, decidiu-se pela desclassificação apenas de Nudini, para a quarta posição, passando a prevalecer a ordem Sparco, Valparaíso, Nagayama e Nudini.

Mantido em excelente estado (vem tirando "de letra" as viagens realizadas entre Rio de Janeiro e Curitiba, onde é treinado) por Antônio Carlos Silveira, Sparco obteve sua 4ª vitória (a 2ª clássica) em 7 corridas.

Vindo de vencer a corrida preparatória (Clássico Ghadeer, listed race), Sparco completou a distância no tempo de 2:04.35.

Mais notícias

Hong Kong: Halston entra quarto em G1

Brasileiro criado pelo Haras Cifra foi à pista no The Standard Chartered Champions & Charter Cup (G1), vencido pelo chileno Panfield.

Que Bianca demonstra sobras na Prova Especial No Regrets

Filha do nacional West By East, pertencente ao Haras Di Cellius confirmou seu amplo favoritismo.

EUA: em Pimlico, Always Dreaming corre o Preakness Stakes; no Kentucky, Some In Tieme encara G3

Sabatina apresenta diversas atrações no turfe norte-americano