04 ago 2018 | 13:47:31

Em final atribulado, Touriga vence a Taça de Prata

Potranca do Haras Dilema conquistou o Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata (gr.I) após desclassificação de Lisboeta.


Touriga (número 1) prevaleceu após a desclassificação de Lisboeta.

Imagem: Gérson Martins

Uma das atrações da Copa dos Criadores, o Grande Prêmio Margarida Polak Lara – Taça de Prata (gr.I), em 1.600m na pista de grama (pesada), com mais de R$ 95 mil para a primeira colocada, marcou a vitória de Touriga, filha de Put It Back e Just Perfect (Nugget Point), de criação da Fazenda Mondesir e propriedade do Haras Dilema.

Ray Grass (Cisne Branco), no intento de fazer corrida para Bay Ovar (Drosselmeyer), fez questão da primeira colocação. All Red (Redattore), outra que forçou aberta, firmou-se em segundo, correndo Lisboeta (Quick Road) e Guapa Loca (Shanghai Bobby) na disputa da terceira colocação. Gaivinia corria em quinto e Touriga, na cola da defensora do Araras, aparecia na sexta posição.

Terminada a reta oposta, All Red não baixava guarda nos ataques para cima de Ray Grass. Guapa Loca vigiava a dupla, em terceiro. Na segunda metade da curva, Jorge Ricardo deu rédeas a Touriga, que, em questão de apenas 100 metros, saltou da sexta para a segunda colocação.

Abordada a reta final, Ray Grass não foi páreo para Touriga, que tomou conta da prova logo na seta dos 500 finais. Em sua pegada, porém, logo arrancou a parelha do Haras Figueira do Lago, composta por Little Bad Girl (Agnes Gold) e Lisboeta. Acompanhava a dupla, no ingresso à briga, Gaivina.

Lançada por dentro de Touriga, Lisboeta partiu para cima da líder. Por fora, Little Bad Girl e Gaivina seguiam ameaçadoras. Faltando 200 metros para o disco, Little Bad Girl reduziu o espaço de Gaivina, então arrancada por fora de Little Bad Girl por Valdinei Gil. Na altura dos últimos 100, persistia panorama de total indefinição. Lisboeta, nos galões decisivos, sacou ¼ de corpo sobre Touriga, finalizando Gaivina (1) em terceiro e Little Bad Girl (1 e ¼) em quarto. Na quinta posição, Bay Ovar (7 e ¼).

Após o páreo, o jóquei de Gaivina reclamou prejuízos de Little Bad Girl, que teriam favorecido à ganhadora Lisboeta. Após análise do filme patrulha, a comissão de corridas desclassificou Lisboeta, passando, a nova ordem de chegada, à seguinte composição: Touriga, Gaivina, Lisboeta e Little Bad Girl.

Depois chegaram Guapa Loca, Ray Grass, Platine, All Red e Pineapple Pie.

Inscrição de P. S. de Deus, Touriga obteve a segunda vitória em 4 saídas. Vinda de escoltar Gaivina na Prova Especial Be Fair, que serviu de teste para a Taça de Prata, Touriga percorreu a milha na marca de 1:39.71.

Mais notícias

Arrogate esnoba prejuízos e levanta a Dubai World Cup (gr.I)

Defensor da Juddmonte Farms se consolida como um dos melhores PSI de todos os tempos

Shaman Ghost vence o Santa Anita Handicap; Hi Happy entra quarto

"Big Cap" foi vencido pela terceira vez por Frank Stronach

Regulamento do Troféu Mossoró

Confira o novo regulamento da premiação anual do turfe brasileiro.