28 out 2020 | 16:17:27

Einstein não resiste a câncer e morre nos Estados Unidos

Um dos mais versáteis corredores já criados no Brasil, Einstein havia completado 18 anos, em 2020.

Múltiplo ganhador de G1, e stakes winner nas pistas de areia, grama e sintética, Einstein foi corredor de alto gabarito

Imagem: Daily News

Dono de uma campanha que lhe coloca entre os melhores e mais completos animais PSI já criados, no Brasil, Einstein foi sacrificado, nos Estados Unidos, em razão de complicações avançadas provocadas por um câncer. A informação foi anunciada pela Old Friends Farm, onde o animal repousava.

Nascido em 2002, na Fazenda Mondesir, Einstein originou-se a partir do cruzamento entre o fantástico Spend A Buck e a múltipla ganhadora de G1, Gay Charm (Ghadeer).

Enviado, ainda inédito, para os Estados Unidos, Einstein iniciou sua campanha, aos 3 anos. Com essa idade, obteve 3 vitórias. Aos 4, conquistou seu primeiro êxito de maior destaque: o Gulfstream Park Breeders’ Cup Stakes (G1). Com 5 anos, levantou o Mervin H. Muniz Jr. Memorial Handicap (G2) e com 6 voltaria a vencer o Gulfstream Park Breeders’ Cup Stakes (G1), além do Woodford Reserve Turf Classic Stakes (G1) e do Clark Handicap (G2) – este último, na areia.

Aos 7 anos, Einstein repetiria a façanha de Siphon, tornando-se o segundo brasileiro a vencer o Santa Anita Handicap (G1), àquele ano disputado sobre a então pista sintética do hipódromo californiano (replay abaixo). Na mesma temporada, conquistou, mais uma vez, o Woodford Reserve Turf Classic Stakes (G1).

Einstein deixou as pistas com 11 vitórias em 30 saídas e mais de US$ 2,9 milhões em prêmios. Tendo ingressado na reprodução no ano de 2010 e tendo rendido aquém do esperado, enquanto garanhão, Einstein foi aposentado, em 2018.

Mais notícias

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 21ª Edição

Nesta edição: Dark Bobby, Olympic Icecream, Ouro da Serra e Ultimate Runner.

Ler na íntegra

Diretoria do Jockey Club do Paraná toma posse em Curitiba

Paulo Pelanda e seus pares de diretoria foram empossados ontem (2), no hipódromo paranaense.

Ler na íntegra

No sino, Greece conquista batismo clássico

Corredora do Haras Sweet Carol prevaleceu no Grande Prêmio Riboletta (G3).

Ler na íntegra