10 ago 2022 | 18:32:26

Do Chile ao Uruguai, genética brasileira em evidência, no final de semana

Em Maroñas, Rainha Pioneira e Medalha Olímpica venceram clássicos. Filha de brasileira, Pitrizza venceu em Santiago.


Rainha Pioneira venceu G3 pela quarta vez.

Imagem: Helen Betancor/ElTurf.com

Enquanto as atenções do público turfista brasileiro eram concentradas em tudo o que circulava a Copa dos Criadores, no último final de semana, animais brasileiros – ou descendentes de éguas brasileiras – competiram com sucesso, em pistas dos países vizinhos.

No domingo (7), em Maroñas, a incrível Rainha Pioneira, 8 anos, filha de Pioneering e Rainha de Ponta (Blade Prospector), venceu, pela quarta vez, o Clásico Rufino T. Dominguez (G3), em 1.200m na areia, para éguas de 3 e mais anos.

Num autêntico galope de saúde, Rainha Pioneira bateu French Girl por 13 corpos e ½. Pepenadora foi a terceira e a também brasileira Boarding Road (por Quick Road, de criação do Haras Cruz de Pedra) a quarta.

Rainha Pioneira, que foi conduzida por Luis Cáceres e é treinada por Ricardo Colombo, passa a somar 26 vitórias em 43 corridas. Tempo de 1:10.29.

Na mesma jornada, Olympic Medal, filha do nacional Universal Law na ganhadora de G1 Olympic Message (Wild Event), de criação e propriedade do Haras Regina, levantou o Clásico Haras Del Uruguay Potrancas, para fêmeas de 3 anos, em 1.600m na grama.

Corrida de alcance por Héctor Lazo, Olympic Medal veio buscar a também brasileira Jewel Genie Lamp (por Drosselmeyer, de criação dos Haras Nijú e Eternamente Rio e propriedade do Stud Guará del Sur) nos últimos lances da prova, vencendo por 1 corpo. Pretty Day foi a terceira e Lagunal Del Sauce (por Put It Back, criada no Brasil pelo Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Guará del Sur) a quarta.

Roberto Solanés é o treinador de Olympic Medal, agora dona de 2 vitórias em 3 corridas. Tempo de 1:37.40.

Antes, porém, na sexta-feira (5), no Club Hípico Santiago, Pitrizza, filha de Practical Joke na brasileira Pista Olímpica (Agnes Gold), do Stud Vincere, venceu o Clásico Penumbra, em 1.300m na grama, para potrancas de 3 anos.

Conduzida por Jorge A. Gonzáles, derrotou Anguiru por ¾ de corpo, finalizando Practical Arch na terceira colocação.

Treinada por Patrício Baeza (emplacou trifeta no páreo), Pitrizza obteve sua 2ª vitória em 4 corridas. Descendente de família que, no Brasil, rendeu, dentre outros animais, a Oaks winner, Osceola, Pitrizza completou a distância na marca de 1:18.51.

Mais notícias

Big River levanta a Prova Especial Plenty of Kicks

Vencedor pertence a Henrique Menegotto Lorea.

Em recorde, First Amour prevalece no GP Presidente da República (L)

Crioulo do Haras Fronteira pertence ao Haras Rio Iguassu.

Nota de falecimento: Hernani Azevedo Silva

Amigos, familiares e a comunidade turfística brasileira perderam Hernani Azevedo Silva. Atuante como criador, proprietário e dirigente, faleceu em São Paulo, nesta terça-feira (11). Por meio da Agro Pastoril Haras São Luiz, Hernani conquistou resultados dos mais expressivos e criou alguns dos mais memoráveis animais do turfe brasileiro. A maior de suas gemas, Clackson (I Say) marcou época como corredor dos... [continua ]