09 nov 2025 | 22:24:56

De outro planeta: Obstacle vence o Derby de Maroñas por 17 corpos e arranha recorde

Crioulo do Haras Santa Maria de Araras, que pertence ao Stud Duplo Ouro, é a principal estrela do turfe uruguaio, na atualidade.


Obstacle protagonizou uma das mais impactantes vitórias vislumbradas na centenária história do Derby de Maroñas.

Imagem: https://www.instagram.com/orimagnani/

No seu mais do que centenário histórico de disputa, o Gran Premio Nacional (G2) de Maroñas poucas vezes revelou resultado tão impactante, quanto aquele vislumbrado em sua versão 2025. Como se egresso de outro planeta fosse, o brasileiro Obstacle ignorou, por completo, a presença dos demais 9 exemplares PSI que alinharam para a disputa, em 2.500m na raia de areia.

O filho de Hofburg e Come And See (Elusive Quality), de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Duplo Ouro, venceu o Derby local por, nada menos, que 17 corpos. Registrando 2:35.46 para a distância, muito se aproximou do recorde estabelecido por Ad Better, nesse mesmo páreo, em 2024 - sob o tempo de 2:35.18.

Conduzido por Everton Rodrigues, Obstacle galopou, soberano, na primeira colocação, desde a largada. Emplacando parciais de 24.95 e 50.19, já se revelava letal à sorte dos oponentes, ainda quando o pelotão percorria a reta oposta. Chegando inteiro para o tiro direto e, então, exigido pelo jóquei, o alazão esfuziou, feito um foguete, na primeira colocação.

Cuento Marista, um filho de Alcorano, criado por Ulisses Lignon Carneiro, formou a dupla de potros brasileiros, no páreo. Huracan (Synchrony), de criação do Stud Don Juan, foi outro brasileiro a subir no marcador, finalizando em quarto.

Apresentado por Diego Cortazzo, Obstacle passa a contar com 3 vitórias em 5 corridas. No Uruguai, encontra-se invicto: antes do esmagador laurel conquistado hoje, já havia levantado o Clásico Criadores Nacionales (L, em recorde para os 1.800m na areia) e o Gran Premio Jockey Club (G3). Para a conquista da tríplice coroa, faltou-lhe apenas a Polla de Potrillos, prova que sequer disputou.

Na condição de maior estrela do turfe uruguaio, na atualidade, Obstacle é, igualmente, favorito antecipado ao Gran Premio José Pedro Ramirez (G1) do dia 6 de janeiro de 2026.

Mais notícias

Holy Legal vence mais uma em São Paulo

Disputado neste sábado (18), em Cidade Jardim, o Clássico Erasmo T. De Assumpção (L), em 1.000 metros na pista de grama, para fêmeas de 3 e mais anos, foi vencido por Holy Legal, 3 anos, filha de Holy Roman Emperor e Hora Legal (Minstrel Glory), de criação e propriedade do Haras Belmont Ltda.

EUA: Big Bend vence e Some In Tieme falha no Sycamore Stakes (gr.III)

Filho de Union Rags prevaleceu na melhor prova do dia, em Keeneland.

Copa dos Criadores 2022: chamada

O festival da Copa dos Criadores será realizado no dia 7 de agosto, no Jockey Club Brasileiro. Confira as datas de inscrições, valores de added, penalidades e expectativas de premiação.