29 ago 2017 | 16:56:17

Criação: estrelas norte-americanas, Finest City, Lady Eli e Stellar Wind irão a leilão em novembro

Ganhadoras de G1 em diferentes distâncias e texturas, corredoras despertam, desde logo, interesse de criadores do mundo todo. Trio se despedirá das pistas na Breeders’ Cup.


"Champion" e múltipla ganhadora de G1, Stellar Wind promete cifras altíssimas em Keeneland

Imagem: The Turf Board

Corredoras de altíssimo nível, artigos de luxo na reprodução. Nesse contexto, Finest City, Lady Eli e Stellar Wind, três das melhores éguas em atividade no turfe norte-americano, irão à leilão em novembro, nos Estados Unidos. A informação vem do Thoroughbred Daily News, que divulgou três notas – uma para cada égua – nos últimos dias.

Dona de preciosa campanha construída, em sua maior parte, nas distâncias clássicas do dirt norte-americano, entre os 1.700 e 2.000 metros, Stellar Wind surge, talvez, como o maior destaque do trio. Nascida em 2012, a filha de Curlin e Evening Star (Malibu Moon) venceu, aos 3 anos, o Santa Anita Oaks (gr.I) – idade com que também obteve a quarta posição do Kentucky Oaks (gr.I). Terminada a temporada, Stellar Wind restou eleita a melhor potranca de 3 anos da geração, no Eclipse Awards.

Aos 4 anos, Stellar Wind bancou a algoz da excepcional Beholder em duas ocasiões: nos Clement L. Hirsch Stakes (gr.I) e Zenyatta Stakes (gr.I). Em 2017, venceria pela segunda vez o Clement L. Hirsch Stakes (gr.I), além de vencer o Apple Blossom Handicap (gr.I) e, quase que numa ironia do destino, a primeira edição da Beholder Mile (gr.I).

Criada por Keswick Stables & Stonestreet Thoroughbred Holdings LLC e pertencente a Hronis Racing LLC, Stellar Wind participará do leilão de Keeneland (consignação da Lane’s End Farm), em novembro. Antes, porém, Stellar Wind buscará o troféu da Breeders’ Cup Distaff (gr.I), em Del Mar.

Diferenciando-se de Stellar Wind por ter construído expressiva campanha na raia de grama, Lady Eli ingressará no ring do mesmo leilão, em Keeneland. Outra representante da geração 2012, Lady Eli venceu, aos 2 anos, da Breeders’ Cup Juvenile Fillies Turf (gr.I). Aos 3, sobrevieram as vitórias nos Appalachian Stakes (gr.I) e Belmont Oaks Invitational Stakes (gr.I). Na sequência, todavia, Lady Eli precisou encarar o páreo mais difícil de toda sua campanha.

Em julho de 2015, a crioula de Runnymede Farm Inc. & Catesby W. Clay feriu-se ao pisar num prego, em Saratoga. A lesão evoluiu para a tão temida laminite, que colocou, não apenas a carreira de Lady Eli em xeque, como sua própria vida. Com a valentia que lhe é peculiar, todavia (sem prejuízo de magistrais serviços veterinários), Lady Eli recuperou-se da enfermidade, retomando a campanha em agosto de 2016. Dali em diante a filha de Divine Park e Sacre Coeur (Saint Ballado) venceria os Flower Bowl Stakes (gr.I), Gamely Stakes (gr.I) e Diana Stakes (gr.I).

Oferta da Hill ‘n’ Dale Farms na iminente venda de Keeneland, Lady Eli (criada por Runnymede Farm Inc. & Catesby W. Clay e pertencente a Sheep Pond Partners) é aguardada no campo da Breeders’ Cup Filly & Mare Turf (gr.I) do próximo mês de outubro.

Por fim, Finest City (2012, filha de City Zip e Be Envied, por Lemon Drop Kid), de criação de H’n’R Nothhaft Horseracing e propriedade de Seltzer Thoroughbreds) abrilhantará o leilão da Fasig-Tipton no dia 6 de novembro. Trata-se da atual Champion female sprinter dos Estados Unidos.

Em 19 apresentações, até aqui, Finest City obteve 5 primeiros lugares. Além da Breeders’ Cup Filly & Mare Sprint (gr.I) do ano passado, Finest City também conquistou o Great Lady M Stakes (gr.II) e o Santa Monica Stakes (gr.II).

Ian Kruljac, treinador de Finest City, consignará a corredora, em nome de seu proprietário, no leilão de novembro. A exemplo de Stellar Wind e Lady Eli, Finest City tem compromisso pré-agendado na Breeders’ Cup antes de ingressar na carreira de matriz. No seu caso, porém, há a chance do bicampeonato pairando no horizonte.

Mais notícias

Nas Poules, a retomada do classicismo europeu

Victor Ludorum e Dream And Do foram as principais estrelas, no retorno das provas de graduação máxima, na França.

Flying Star vence a Prova Especial Colina Verde

Potranca do Haras Old Friends confirmou seu favoritismo.

Leilão da Criação Nacional ABCPCC - etapa RJ: mapa da 1ª noite

Ao final da primeira noite de leilão, R$ 948 mil foram movimentados.