06 jun 2019 | 07:21:56

Criação: Dubawi chega ao 100 stakes winners na Darley

Filho de Dubai Millenium atingiu marca histórica no centro criatório.


Dubawi é dono da terceira cobertura mais cara do mundo.

Imagem: Edward Whitake/Racing Post

Dubawi, na criação PSI desempenhada pela Darley foi realçada por feito de rara ocorrência. Dubawi rendeu, na ocasião, seu 100º ganhador clássico para a coudelaria do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

A história de Dubawi e Darley teve início antes mesmo do nascimento do garanhão. Seu pai, Dubai Millennium (Seeking The Gold) talvez tenha sido o mais emblemático corredor, dentre todos aqueles que defenderam a poderosa farda azul. Vitorioso em 9 de suas 10 saídas, Dubai Millennium venceu provas de G1 na França, Inglaterra e conquistou êxito histórico na Dubai World Cup (gr.I) do ano 2000 – quando assinalou o recorde da prova, deixando o segundo colocado a 8 corpos.

Enquanto cumpria sua primeira temporada de monta, Dubai foi diagnosticado com “febre da grama”, doença cuja causa é geralmente creditada à ingestão de uma toxina que se manifesta em pastagens primaveris, na Europa. A partir da doença, Dubai Millenium teve cólica severa, enfrentada por 2 cirurgias. Seguiram-se graves problemas estomacais, os quais provocaram a eutanásia do reprodutor. Apenas 56 animais compuseram a primeira e única geração de Dubai Millenium. Dentre os quais, Dubawi.

Nascido em 2002, na seção irlandesa da Darley, Dubawi (filho da ganhadora do Oaks Italiano, Zomaradah) venceu, aos 2 anos, o National Stakes (gr.I), e aos 3 anos o Irish 2000 Guineas (gr.I) e o Prix Jacques Le Marois (gr.I). Desde que iniciou sua carreira de garanhão, em 2006, no Dallaham Stud (principal base de criação da Darley), na Inglaterra, Dubawi conquistou números que até então jamais haviam sido atingidos por um garanhão da coudelaria. Pai de diversos ganhadores clássicos e corredores de renome para além dos muros da Darley, Dubawi, em meados de 2018, chegou à marca de 100 ganhadores individuais de provas de grupo.

A monta de Dubawi, no primeiro semestre de 2019, foi comercializada por £ 250 mil. Trata-se do terceiro valor mais alto de cobertura, no mundo, atrás, somente, dos valores exigidos pelos serviços de Galileo (negociações individuais e privadas da Coolmore) e Deep Impact (40 milhões de ienes - £ 276 mil – cobrados pela Shadai Farm).

Mais notícias

Filho da brasileira Baruta vence em Tokyo

Yuino Zapper conquistou primeira vitória da campanha, no Japão.

Jockey Club Brasileiro anuncia aumento no valor dos prêmios

Novos valores passarão a valer a partir do próximo dia 7 de março.

Quebranto conquista batismo clássico, em Cidade Jardim

Filho do nacional Victory Is Ours, pertencente ao Stud Pinheiros do Sul, venceu o Clássico Candido Egydio de Souza Aranha (L).