07 dez 2017 | 14:00:51

Point Given: aposentado aos 19 anos

Reprodutor da Calumet Farm passará a integrar o Hall of Champions do Kentucky Horse Park, após extensa vida reprodutiva e duas passagens pelo Brasil.


"Quase tríplice coroado", Point Given sagrou-se múltiplo ganhador de G1 e produtor clássico

Imagem: Anne Eberhardt/Blood Horse

O reprodutor Point Given, conhecido dos turfistas brasileiros em razão das duas gerações deixadas, pelo semental, no Brasil, foi aposentado da reprodução. Até então servindo na Calumet Farm, o alazão será enviado ao Kentucky Horse Park, onde ficará à disposição de aficionados, para visitas, entre os animais que hoje compõem o Hall of Champions, no local.

Nascido em 1998, o filho de Thunder Gulch e Turkos Turn (Turkoman), sempre chamativo, em razão do porte avantajado – competia com aproximados 550 quilos – conquistou 9 vitórias em 13 corridas, nos Estados Unidos. Aos 2 anos venceu o Hollywood Futurity (gr.I) e escoltou Macho Uno na Breeders’ Cup Juvenile (gr.I). Aos 3, deixou a tríplice coroa escapar, apenas, por ter chegado em quarto no Kentucky Derby (gr.I), tendo sido ele o ganhador, tanto do Prakness Stakes (gr.I) quanto do Belmont Stakes (gr.I). Êxitos nos Travers Stakes (gr.I) e Santa Anita Derby (gr.I) também colaboraram para que, ao final da temporada, o Big Red Train fosse agraciado com os prêmios, do Eclipse Awards, de melhor potro de 3 anos e cavalo do ano.

Point Given ingressou na reprodução na Three Chimneys Farm, em 2002. De lá para cá, Point Given produziu 32 stakes winners, sendo 15 deles ganhadores de grupo. Os vencedores de G1 Go Between, Coil, Point Ashley, e os ícones canadenses Sealy Hill e Points of Grace, destacam-se na produção de Point Given.

Entre os anos de 2009 e 2010 Point Given cumpriu temporada sul americana de monta, no Brasil. Servindo no Haras Anderson, em Bagé/RS, Point Given destacou-se, nas suas passagens pelo país, ao revelar os ganhadores graduados Age Beautiful, Arkansas Sand, Avveduto, Beautiful Point, Energia Eros, Energia El Gigante, Episódio Final e Letra de Samba.

Atualmente, o Kentucky Horse Park conta com 8 animais em seu Hall of Champions, incluindo o vencedor, por duas vezes, da Breeders’ Cup Mile (gr.I), Da Hoss, e os ganhadores do Kentucky Derby (gr.I) Funny Cide e Go For Gin.

Mais notícias

SP: História da Arte, rumo à tríplice coroa. High Fly vence nos 2.400 metros

Animais do Stud Magia e do Stud Nova República venceram as melhores provas do fim de semana, em São Paulo: Clássico Emerald Hill (L) e Prova Especial Clackson.

Em Gulfstream Park, Ivar encara a Pegasus Turf (G1) com promessa de favoritismo

Brasileiro do Stud Rio Dois Irmãos/Bonne Chance Farm inicia 2023 em busca de mais um G1 nos Estados Unidos.

Ganhador de preparatória do Kentucky Derby, Mystik Dan descende do brasileiro Siphon

Vitorioso no Southwest Stakes (G3) é o terceiro na classificação para o Kentucky Derby.