03 ago 2023 | 15:19:03

Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli coloca em disputa arenáticos de diferentes praças

Paulistas, cariocas e paranaenses protagonizarão embate inédito, no desafio reservado aos arenáticos, na Copa dos Criadores.


Única fêmea do lote, Hope Keeper promete emplacar sua vibrante atropelada.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Páreo que recupera a agenda dedicada, na antiga Copa ANPC, às provas em pista de areia, a Copa ABCPCC Milha Areia será disputada, pela primeira vez, em Cidade Jardim – após a realização das suas duas primeiras edições, na Gávea.

Nisso, apresenta o lote mais numeroso, desde a sua instituição e, desta feita, coloca em choque representantes de diferentes praças turfísticas do país.

Representando o “time da casa”, Vijay (por Pioneering, de criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Flor de Lótus), Pink Blue Hotel (por Wenzel Blade, de criação do Haras Phillipson e propriedade do Stud Nova República), Don Angelo (por Alcorano, do Haras Bagé do Sul) e Loyalty (por Phone Time, de criação do Haras Anderson e propriedade do Haras Maria Aparecida) tentarão fazer com que o troféu não saia de São Paulo.


Além dos três primeiros, que são corredores habituados às principais provas de arenáticos, até a milha, disputadas em Cidade Jardim, Loyalty representa interessante novidade: com campanha desenvolvida na Gávea, em fortes páreos (participou das duas primeiras provas da tríplice coroa), retorna à raia na qual sempre produziu excelentes exercícios.

Fazendo frente ao quarteto, partem do domínio fluminense Hope Kepper (por Drosselmeyer, de criação do Stud V. Jabbor e propriedade do Stud Eternamente Rio), C’Est Possible (por Victory Is Ours, de criação do Haras Vale Verde e propriedade do Stud Fish Storm) e Palavras Ao Vento (por Vettori, de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud Verde), que compõem um poderoso trio. Hope Keeper, apesar de figurar como a única fêmea do lote, já derrotou os machos, em compromissos anteriores; C’Est Possible volta à distância da milha, onde sempre rendeu o seu máximo e Palavras Ao Vento, em evolução, tenta bisar a conquista obtida no “Delegações Turfísticas”, na semana do GP Brasil.


Por fim, Último Romântico (por Pioneering, da Coudelaria Baptista) é a cartada paranaense, no páreo. Animal de excelente padrão, tendo sua campanha especializada na raia de areia, recentemente perdeu, por pequena margem, o Derby, em Curitiba. Na última vez em que atuou na capital paulista, venceu prova de chamada comum, com ampla facilidade (7 corpos).


Tendo iniciado suas atividades turfísticas na década de 1960, Bertoli fez do Haras Santarém um dos estabelecimentos mais bem sucedidos da criação paranaense e brasileira e, não à toa, empresta seu nome à Copa ABCPCC Milha Areia. Dentre os inúmeros animais clássicos criados por Bertoli, esteve o histórico Glória de Campeão, recordista brasileiro em prêmios e primeiro PSI nacional vencedor da Dubai World Cup (G1).

A prova será disputada às 14h44min, no 5º páreo da programação.

 

Mais notícias

Coolmore adquire participação em Maximum Security

Múltiplo ganhador de G1 servirá no Ashford Stud, ao final da campanha. Seu pai, New Year’s Day, esteve no Brasil, em 2019.

Adaga do Rei firma-se como líder em Cidade Jardim

Potranca do Haras do Morro & Versiani conquistou fácil vitória no Clássico Presidente Luiz Alves de Almeida (L).

Geração 2020 estreará no sábado, em Cidade Jardim

Prova Especial Estreia será disputada por produtos de 2 anos, no terceiro páreo da reunião sabatina de São Paulo.