08 nov 2020 | 04:24:23

Authentic: um final feliz para um dramático 2020 de Bob Baffert

Filho de Into Mischief conquistou a Breeders’ Cup Classic (G1), em recorde. Bob Baffert, após altos e baixos ao longo da temporada, emplacou ponta e dupla.


Authentic venceu de ponta a ponta, em recorde

Imagem: Associated Press

Reprovações em exames antidoping, lesões em alguns dos seus principais animais, um pesadelo na revisão da conquista de Justify – por questões de medicação: o ano de 2020 foi peculiar – e dramático – para Bob Baffert. Neste sábado (8), porém, quis o destino que a temporada tivesse final, mais do que feliz, para o campeoníssimo treinador.

Authentic, 3 anos, filho de Into Mischief e Flawless (Mr. Greeley), de criação de Peter E. Blum Thoroughbreds e propriedade de Spendthrift Farm LLC, Starlight Racing, Madaket Stables LLC e MyRacehorse.com, conquistou a Breeders’ Cup Classic (G1), em 2.000m na pista de areia, com US$ 6 milhões de dotação, disputada por produtos de 3 e mais anos, em Keeneland.

Sem inovações, John Velazquez lançou Authentic à dianteira, logo após a partida – como está acostumado, de fato, a fazer. Seus companheiros de cocheira, Improbable e Maximum Security, juntamente de Global Compaign, acompanhavam, de perto, os movimentos do ponteiro.

Na reta final, Authentic não deu qualquer chance de aproximação aos adversários. Improbable manteve seu ritmo, para formar a dupla – e completar a dobrada de Baffert, agora vencedor da Classic por 4 oportunidades – a 2 corpos e ¼. Global Campaign foi o terceiro e Tacitus o quarto. Maximum Security, algo prejudicado, no tiro direto, finalizou em quinto.

Dono de uma campanha que beira a perfeição, Authentic chega à marca de 6 vitórias em 8 corridas. Suas “piores” corridas foram dois segundos lugares, em provas de G1: para Honor A. P., no Santa Anita Derby (G1) e para Swiss Skydiver (G1) no Preakness Stakes (G1).

Ganhador do Kentucky Derby (G1), do Haskell Stakes (G1), do San Felipe Stakes (G2) e do Sham Stakes (G3), Authentic tornou-se o novo recordista dos dois quilômetros, na pista principal de Keeneland, ao completar a distância na marca de 1:59.19.

Mais notícias

Ishvara atropela com sucesso na Prova Especial Old Tune

Stud Pocotinha detém a propriedade da filha de Cape Town.

Em vitória autoritária, Fígaro levanta o GP Juliano Martins (G1)

Potro do Haras Old Friends, que vinha de vencer a Copa Precocidade e Velocidade ABCPCC, ratificou sua condição de líder da geração.

Chamada: Copa dos Criadores ABCPCC 2018

Festival será realizado no dia 4 de agosto, no Jockey Club Brasileiro.