25 mar 2017 | 17:02:00

Arrogate esnoba prejuízos e levanta a Dubai World Cup (gr.I)

Defensor da Juddmonte Farms se consolida como um dos melhores PSI de todos os tempos


Arrogate: vitória digna do adjetivo de craque

Imagem: Emirates Racing Authority

Se ainda haviam quaisquer dúvidas sobre a incrível capacidade locomotora de Arrogate, tais dúvidas cairam por terra, em definitivo, no dia de hoje (25). Mesmo severamente prejudicado nos primeiros lances do páreo, o tordilho, numa corrida de recuperação à altura, somente, dos grandes craques, retomou galão a galão seu espaço no lote para vencer, com notória facilidade, a Dubai World Cup (gr.I), em 2.000m na pista de areia, disputada em Meydan por produtos de 3 e mais anos, que competiram por uma bolsa de US$ 10 milhões.

Na largada, Furia Cruzada (Newfoundland) e Keen Ice (Curlin) fizeram um "sanduíche" de Arrogate. Nisso, o tordilho sobrou para a última colocação. No outro extremo do pelotão, Long River (A. P. Indy) liderava o lote, sendo seguido por Gun Runner (Candy Ride), Neolithic (Harlan's Holiday) e Mubtaahij (Dubawi). 

Sem alterações na disposição dos primeiros lugares, as atenções se deslocavam, então, para Arrogate. Na primeira curva o conduzido de Mike Smith passou para penúltimo. Na segunda metade da reta oposta, Arrogate seguiu para a antepenúltima posição. E na última curva, o tordilho começou a operar um verdadeiro milagre: em questão de 100 metros, Arrogate ganhou cerca de 8 posições, para já ingressar na reta final em quarto - e com fogo aberto contra os ponteiros.

A 400 metros do disco era de Gun Runner a primeira colocação. Logo se percebeu, entretanto, que Arrogate (pegado firma na canhota de Smith) acusava ação superior a do ponteiro. Assim, Arrogate precisou de apenas 200 metros para ultrapassar Gun Runner e levar ao delírio os espectadores do páreo, mundo afora. 

Numa vitória emblemática, que desde logo consegue lugar dentre as mais memoráveis edições da Dubai World Cup, Arrogate alcançou a linha final 2 corpos e 1/2 à frente de Gun Runner (da Three Chimneys Farm, que pertence a Gonçalo Torrealba), que mais uma vez mostrou seu alto padrão de qualidade, e regularidade. Neolithic completou a trifeta dos animais treinados nos Estados Unidos, Finalizando Mubtaahij e Awardee (Jungle Pocket) no complemento do marcador.

Agora tricampeão da Dubai World Cup, Bob Baffert (também vitorioso com Silver Charm e Captain Steve, em 1998 e 2001, respectivamente) enviou Arrogate à raia, novamente, em condições perfeitas de competição. Arrogate, por sua vez, soma 7 vitórias em 8 tentativas, com destaque, ainda, para suas conquistas no Travers Stakes (gr.I, em recorde), Breeders' Cup Classic (gr.I) e Pegasus World Cup (gr.I). Tempo de 2:02.15.

Jack Hobbs acusa sobras na Sheema Classic 

Se a vitória de Arrogate na DWC deixou a todos de queixo caído, um páreo antes o ganhador também impressionara, e muito, pela facilidade de seu êxito. O britânico de 5 anos Jack Hobbs, filho de Halling e Swain's Gold (Swain), de criação de Minister Stud e propriedade da Godolphin, venceu "como quis" a Dubai Sheema Classic (gr.I), em 2.400m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com US$ 6 milhões de dotação.

Conduzido por William Buick, Jack Hobbs acionou com destaque durante todo o percurso. Na reta final, Buick custou a pedir por seu conduzido, ainda que Postponed (Dubawi) e Seventh Heaven (Galileo) avançassem perigosamente. E quando, finalmente, exigiu Jack Hobbs, Buick viu seu conduzido despachar seus adversários, sem qualquer reverência. Numa fácil vitória, o castanho bateu Seventh Heaven por 2 corpos e 1/4, terminando Postponed, que tentava o bicampeonato, em terceiro. "Faixa" do ganhador, Prize Money (Authorized) foi o quarto e Earnshaw (Medaglia D'Oro) o quinto.

Treinado na Inglaterra por John Gosden, Jack Hobbs obteve a sua sexta vitória em 11 corridas. Também ganhador do Irish Derby (gr.I), Jack Hobbs correu a milha e meia em 2:32.39.

Mais notícias

Mercado: milionárias, Songbird, Tepin e Stellar Wind roubam a cena no Kentucky

Primeira geração de American Pharoah também chamou atenção nos leilões da “capital do cavalo”.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (51ª edição)

André Luis Silva venceu, em Macau: início de jornada promissora. Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP (Arquivo) MACAU ANDRÉ LUIS SILVA: Em mais uma conquista em Macau, André foi para a foto na reunião do dia 14, pilotando Rose Hero. Agora com três vencedores, o brasileiro segue firme buscando seu espaço no local. ILHAS MAURÍCIO MICHEL PLATINI: Com mais dois pontos no... [continua ]

Na raça, Conta Cheia é o melhor na PE Alexandre Rodolpho Smith de Vasconcellos

Arenático do Stud Nicholas & Enrico Jarussi somou novo êxito à brilhante campanha.