23 fev 2017 | 04:20:02

Arrogate é condecorado como o melhor PSI do mundo; Breeders' Cup Classica é a melhor corrida

No último domingo (23), em Londres, foi realizada a cerimônia dos Longines World’s Best Racehorse e Longines World’s Best Horse Race, premiações coordenadas pela Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA) e patrocinadas pela Longines, que condecoram, respectivamente, os melhores animais e corrida do turfe internacional. E na temporada 2016, foram Arrogate e a Breeders' Cup Classic os nomes em voga em cada uma das categorias.


Arrogate encerrou 2016 como o detentor do maior rating do mundo em 2016. O tordilho da Juddmonte Farms, que no próximo sábado competirá na Pegasus World Cup (gr.I), conseguiu 134 libras após suas vitórias na Breeders' Cup Classic (gr.I) e no Travers Stakes (gr.I). Sua "vítima" na "Classic", California Chrome (Lucky Pulpit), foi o segundo melhor PSI do mundo no ano, ao encerrar o ranking com 133 libras, perdendo o prêmio, portanto, no "fotochart" para o filho de Unbridled's Song.

Ícone do turfe australiano na atualidade, a fêmea Winx (Street Cry) finalizou numa honrosa terceira colocação. Com um rating de 132 libras, Winx (que obteve, ao longo da temporada, nada menos que 5 vitórias em provas de G1) terminou o ano no posto, tanto de melhor égua, quanto de melhor animal em pista de grama, do mundo.

Almanzor (FR, 127 libras, 4º), A Shin Hikari (JPN, 127 libras, 5º), Maurice (JAP, 127 libras, 5º), Frosted (EUA, 126, 7º), Found (IRE, 124 libras, 8º), Hartnell (ING, 124 libras, 8º), Postponed (IRE, 124 libras, 8º) e Werther (NZ, 124 libras, 8º) completaram o "top 10" dos melhores animais do mundo em 2016, de acordo com o ranking de ratings da IFHA.

Premiação instituída em 2015 (quando premiou o Prix l'Arc de Triomphe como a corrida de maior nível técnico do mundo, em sua edição inaugural), o Longines World’s Best Horse Race desta feita teve na Breeders' Cup Classic a sua vencedora. Liderada, justamente, por Arrogate e California Chrome, a "Classic" a alcançou a condição de prova número 1 do turfe mundial com um rating de 125,25 libras em 2016. O cálculo para que se chegasse ao resultado consistiu na média dos ratings dos 4 primeiros colocados dos 100 melhores graduados (em termos de rating) G1 do mundo. 

Mais notícias

Nautilus vence a primeira, nos Estados Unidos, em allowance de US$ 87 mil

Brasileiro criado pelo Stud Quintella, de propriedade de Valentin & Jarussi prevaleceu na jornada deste sábado (2).

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (81ª edição)

José de Souza brilha na Malásia. Imagem: Selangor Turf Club MALÁSIA JOSÉ DE SOUZA: Já campeão em Selangor, o brasileiro foi para a foto da vitória com Militari Flag, na sétima disputa do último domingo, no referido hipódromo. Agora, Souza soma 4 triunfos nas estatísticas, voltando a ocupar seu espaço de destaque por lá. LUIZ DE SOUZA: Conquistando pontos importantes na... [continua ]

EUA: Juno finaliza em terceiro no Wilshire Stakes (gr.III)

Crioula do Stud Chesapeake obteve sua quarta colocação graduada no exterior. Vitória ficou com a favorita Enola Gray.