17 fev 2021 | 01:17:02

Aos 28 anos, Pivotal é aposentado

Reprodutor, até aqui, produziu 241 stakes winners, sendo 31 ganhadores de G1. "Pai de pais" e avô materno de exceção, despede-se do breeding shed na condição de um dos mais importantes garanhões do Século XXI.


Pivotal: um dos mais importantes reprodutores do Século XXI

Imagem: Cheveley Park Stud

Um dos nomes de maior destaque nas estatísticas de reprodutores e avôs maternos, nos últimos 20 anos, Pivotal teve encerrada sua carreira de semental. Aos 28 anos, o garanhão passará a repousar nas instalações do Cheveley Park Stud (onde nasceu, foi criado e a quem defendeu durante toda a sua campanha), na Inglaterra, de acordo com publicações realizadas em renomados veículos especializados da mídia internacional.

Filho de Polar Falcon e Fearless Revival (Cozzene), Pivotal competiu aos 2 e 3 anos. Em 6 saídas, obteve 4 primeiros lugares. Os êxitos obtidos no Nunthorpe Stakes (G1) e no King’s Stand Stakes (G1) representaram seus principais triunfos.

Após encerrar sua campanha, Pivotal, ao longo de 24 temporadas de monta cumpridas, ininterruptamente, em Newmarket, revelou-se um dos garanhões fundamentais de sua época. Até aqui, produziu 241 stakes winners, dos quais 32 vencedores de graduação máxima. Dono de produção extremamente versátil, originou desde velocistas até fundistas de alto padrão.

Inobstante o sucesso de seus filhos, nas pistas, alguns deles também viriam a ser, a exemplo do pai, reprodutores de sucesso. É o caso de Siyouni, um múltiplo ganhador de G1 que figura como um dos mais valorizados garanhões da Europa, cobrindo a € 140 mil, em 2021.

Encerrando a lista de atributos de um semental de resultados impressionantes, Pivotal, de igual modo, tornou-se um avô materno de primeira grandeza. Cracksman, Magical e Love são apenas alguns – e recentes – exemplos daquilo que suas filhas foram capazes de gerar, na reprodução.

Mais notícias

London Moon e Twist And Shout têm seus desafios conhecidos

Comissão de corridas do Jockey Club Brasileiro divulgou, nesta quinta-feira (2), os campos dos Grandes Prêmios Francisco Eduardo & Linneo E. de Paula Machado (G1) e Diana (G1) - ambos com patrocínio do Araras Blood & Power.

Eliz do Jaguarete supera as mais velhas na PE Baronesa Marie Blanche Von Leithner

Potranca do Stud Jaguarete obteve firme vitória.

Especial Leilão da Criação Nacional: Haras Regina

Universal Law: de corredor destacado à promessa na reprodução Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP Tradição de tempos passados que se confunde com fortes investimentos em tempos atuais. Talvez essa seja a tônica da atuação de Sergio Luis Coutinho Nogueira, por meio do seu Haras Regina, na indústria turfística nacional. A priori uma farda atuante em leilões de outrem, agora a coudelaria também... [continua ]