08 set 2017 | 15:45:34

América do Sul: as pollas pelo continente

Os meses de agosto e setembro conectam os países latinos em razão das disputas de suas pollas e provas assemelhadas. Dentre os ganhadores, um ponto de intersecção, além da questão territorial: Mr. Prospector.


The Great Day venceu a Polla de Potrillos em Buenos Aires

Imagem: Gustavo Duprat/Todo Galope

Entre agosto e setembro, o turfe sul americano vive um de seus mais importantes momentos. Nessa época, machos e fêmeas, de 3 anos, encaram seus primeiros desafios, de maior gabarito, após a mudança de idade. No Brasil, Gibraltar Point e Lepate Goose venceram, em Cidade Jardim, os páreos correspondentes. Nos países vizinhos, outros nomes prevaleceram nas pollas, de potros e potrancas, definindo-se como líderes locais, em suas respectivas gerações.

No início de agosto, Robert Bruce, filho de Fast Company e Lady Pelusa (Orpen), de criação e propriedade do Haras Convento Viejo, conquistou a Polla de Potrillos (gr.I) em Santiago. Já vencedor do Clásico Alberto Vial Infante (gr.I), o conduzido de A. Gonzales Jr., treinado por Patrício Baeza, derrotou Caramboleado – outro Fast Company – por 5 corpos e ½ e assinalou 1:40.43 para os 1.700m na pista de grama.

O páreo correspondente disputado pelas potrancas chilenas teve em Princesa Coqueta, filha de Distorted Economy e Pretty Cocketa (Crocker Broad), de criação e propriedade do Haras Lizzie, a sua vencedora. Princesa Coqueta, que contou com condução de Felipe Henríquez, superou Vereda Tropical (Steviewonder Boy) por 1 corpo e ¼. Rodrigo Sánchez responde pelo treinamento da ganhadora, que percorreu os 1.700m na grama em 1:41.56 para obter a primeira vitória de G1.

Em Monterrico, no Peru, na última semana de agosto, a norte-americana Cascanueces, filha de Smart Strike e Almudena (Silver Planet), venceu a Polla de Potrancas (gr.I), em 1.600m na pista de areia. Cascanueces derrotou Samoa (Man of Iron) por 2 corpos. Condução de Martín Chuan e treinamento de Juan Suárez Villarroel. Nascida em abril de 2015 (não possui 3 anos completos, portanto), Cascanueces teve sua criação respondida por William Saba & W. S. Farish e pertence ao Stud Manning. Tempo de 1:39.59.

Uma semana depois, Happy Valley, filho de Tomcito e Lady Macki (Roman Ruler), de criação do Haras Alydar e propriedade do Stud Porongoche, largou e acabou na versão peruana da Polla de Potrillos (gr.I). José Reyes pilotou o vencedor, treinado por J. Suárez Villarroel. O argentino Capital Van (Van Nistelrooy) formou a dupla a 2 corpos.  Tempo de 1:38.89 para a milha na raia de areia.

Diante das informações que anunciam a liquidação do importante Haras La Biznaga, em 2018, Atomica Oro protagonizou vitória das mais simbólicas na Polla de Potrancas (gr.I) de Palermo, no último fim de semana. A pensionista Roberto M. Bullrich, contando com direção de Fabricio Barroso, suplantou a ganhadora a Juvenile Fillies (gr.I) no festival da Carrera de Las Estrellas, Positive Mind, por 2 corpos e ½. Filha de Orpen e Stormy Atorranta (La Vagoneta), Atomica Oro – criada e pertencente ao La Biznaga – parou os relógios em 1:33.84 para os 1.600 metros na areia.

No páreo dos potros, outro monumento da criação argentina impôs a qualidade de sua criação. The Great Day, filho de Harlan’s Holiday e The Great Glory (Honour And Glory), rendeu a Polla de Potrillos (gr.I), em 1.600m na pista de areia, para o Haras Firmamento. Conduzido por Luciano Cabrera, The Great Day derrotou Puerto Real (Pure Prize) por ¾ de corpo. Grito de Amor (Emperor Jones), que vinha de massacrar seus adversários nos 2000 Guineas (gr.I) e de quem muito se esperava, esmoreceu por completo na reta final, amargando a décima colocação. Tempo de 1:33.84 para o pupilo de Juan C. Etchechoury.

Por fim, tiveram vez os uruguaios – também no primeiro final de semana de setembro. Monje Negro, filho de Ecclesiastic e Victory (Gigoló), de criação e propriedade do Haras La Orqueta, prevaleceu na Polla de Potrillos (URU-gr.I), em 1.600m na pista de areia. O brasileiro Gauche (Nedawi), de criação do Haras Santa Rita da Serra, finalizou na segunda colocação, a apenas ¾ de corpo. Conduzido por Luis Cáceres e treinado por Edgart Martínez, Monje Negro percorreu os 1.600 metros na areia, em Maroñas, no tempo de 1:35.70.

Bamba Y Bamba, filha de Smarty Jones e Bamba Plus (Alpha Plus), de criação do Haras Santa Lucia de La Candelaria e propriedade do Stud Alejo, conquistou a Polla de Potrancas (URU-gr.I) em Maroñas. Sob comando de Fabio Guedes, Bamba Y Bamba alcançou a linha de sentença 1 corpo adiantada em relação a La Mansa Nistel (Van Nistelrooy). Treinada por Héctor Bacigalupi, Bamba Y Bamba precisou de 1:35.88 para completar a distância dos 1.600 metros sobre pista de areia.

Entre os ganhadores das provas acima mencionadas – aos quais, para fins de análise, se juntam Gibraltar Point e Lepate Goose – há considerável fator em comum, que vai além da questão territorial. À exceção de The Great Day e da dupla brasileira, todos os outros sete animais possuem, em seus pedigrees, a presença de Mr. Prospector. Quatro deles (Bamba Y Bamba, Monje Negro, Happy Valley e Robert Bruce), aliás, contam com duplicações do semental em seu pedigree. Imbreeds em Northern Dancer também se fazem comuns ao lote, ocorrendo nas filiações de Bamba Y Bamba, Atomica Oro, Robert Bruce e Gibraltar Point. O potro do Haras Kigrandi, aliás, é quem apresenta o maior número de duplicações do aludido chefe de raça: quatro no total.

Mais notícias

GP Presidente da República (G1) – STUD H&R – Doze competidores e a certeza de um final eletrizante

Confira a série de reportagens especiais assinadas por Fernando Lopes, no website do Jockey Club Brasileiro, sobre as provas de G1 do festival do GP Brasil Pixbet 2023.

Show de Ocean Love no G.P. Presidente Guilherme Ellis (G2)

Potranca do Haras Springfield é a líder da nova geração.

Olympic Idaho conquista a Prova Especial Odysseus

Filho do nacional Acteon Man pertence ao Stud Valentin.