08 out 2020 | 17:16:31

Acervo da Revista Turf & Fomento é disponibilizado aos turfistas no website da ABCPCC

Projeto de curadoria e resgate da memória do turfe nacional agora pode ser conferido online.


Uma das mais importantes publicações do turfe brasileiro, a Revista Turf & Fomento foi responsável por levar ao público leitor informações, de alta qualidade, numa época de força e desenvolvimento do esporte. Graças a projeto idealizado por Antonio Quintella e que se materializou mediante a colaboração de Samir Abujamra, o website da ABCPCC/Stud Book Brasileiro passa a disponibilizar, para seus leitores, o preciso acervo da Turf & Fomento.

Responsável pela importação de alguns dos mais importantes reprodutores – e matrizes – da criação brasileira, Abujamra forneceu sua coleção particular da Revista Turf & Fomento, tendo a primeira edição o ano de 1960. As revistas, cuidadosamente armazenadas e catalogadas pelo hipólogo, vêm passando, então, por processo de digitalização – o qual é capitaneado por Rafael Lauriano, com realização da empresa Diginotas.

A ABCPCC agradece publicamente a Samir Abujamra e aos seus colaboradores pela implementação de projeto que, por certo, permitirá a conservação da história do turfe nacional – e o seu conhecimento, por novas gerações.

A digitalização está sendo realizada de modo gradual, sendo que a totalidade dos volumes ainda não se encontra disponível. Ao final do processo, todas as edições da publicação (até 1985) estarão à disposição dos interessados.

Para acessar o acervo digitalizado da Revista Turf & Fomento, clique aqui. Também disponível no banner localizado no canto direito da home page.

Abaixo, o relato de Samir Abujamra sobre os marcos da Revista Turf & Fomento e seu envolvimento junto à publicação. 

"A revista Turf e Fomento foi criada pelo Jockey Club de São Paulo em 1960, com o propósito de registrar os principais acontecimentos do turfe local, com resultados das melhores provas, fotos, artigos sobre assuntos ligados à criação e às corridas de cavalos da raça. O movimento técnico das corridas de Cidade Jardim seria ali inserido, bem como as atividades do Stud Book Paulista, além de noticiário e registros de importância de caráter nacional e internacional.

O presidente do Jockey Club de São Paulo, Luiz Oliveira de Barros, não gostou dessa primeira edição, não se sabe se pelo conteúdo ou seu aspecto formal; os respectivos exemplares não foram distribuídos ao público, o que provocou a postergação do seu lançamento. Contudo, algumas pessoas conseguiram obter a cópia que faz parte deste acervo, já que se trata de um registro histórico, e ela aí está para a apreciação dos leitores.

O lançamento oficial de Turf e Fomento aconteceu em janeiro de 1961. Em sua primeira fase – de 1961 a 1973 – a revista foi impressa em uma só cor. Registrou as provas clássicas realizadas em Cidade Jardim, com muitas fotos e comentários sobre cada prova, além de seus respectivos dados técnicos. A partir de 1974 houve a natural ampliação dos horizontes da revista, que passou a apresentar cobertura nacional e grande parte do seu conteúdo publicitário e editorial impresso a cores. Autores conceituados no cenário mundial de turfe tiveram artigos publicados sobre suas especialidades, como John Aiscan, John Burkhardt, Neil Dougall, John Hislop, Sir Rhys Llewellyn, Colin Peace, Leon Rasmussen, Michael Ross, Peter Rossdale, Franco Varola, Capitão Bela Wodianer, The Tetrarch (pseudônimo de Luiz Gonzaga Ribeiro da Silva) e muitos outros.

Turf e Fomento resgatou e promoveu o esporte hípico e o fomento à criação em nosso país. Ela foi de grande importância para os turfistas da época em que foi editada; torna-se agora uma celebração a tudo o que representou durante sua existência. Ela remete-nos a uma outra época, mais rica e romântica, de exaltação ao esporte das rédeas e de especial amor ao cavalo."

Mais notícias

Criação: Morre, aos 26 anos, Awesome Again

Múltiplo ganhador de graduação máxima, filho de Deputy Minister produziu 69 black type winners.

Reprodutores no Brasil: relação e números das coberturas em 2020 (atualizado)

Levantamento leva em consideração dados fornecidos por criadores até o dia 13 de setembro (sujeito a atualizações/alterações).

Ícone do esporte, Aidan O'Brien concede entrevista ao Racing Post

Confira a tradução da entrevista realizada por Martin Stevens, publicada no website do noticiário turfístico britânico.