10 jun 2017 | 00:17:23

Na homenagem a Victorino Chermont, melhor para Rafiq

Potro do Stud Globo resistiu, em final de rigor, aos avanços de Asddrubal.


Rafiq resistiu ao tropel de Assdrubal

Imagem: Gérson Martins

Derradeira prova da chamada nobre carioca disputada na sexta-feira (9) do GP Brasil 2017, o Clássico Imprensa - Taça Victorio Chermont (L), em 1.400m na pista de areia, para produtos de 2 anos, foi vencido por Rafiq, filho de Pioneering e Laser Touch (Touch Gold), de criação do Haras Santarem e propriedade do Stud Globo.

Depois de forçar partida nos trabalhos de alinhamento, Valente Duque (Pioneering), mostrando grande disposição, foi para a ponta. Falcon Ruler (Put It Back) era o segundo. Única fêmea do lote, No La Quieras (First American) corria em terceiro, aparecendo Kingvic (Pioneering) e Asddrubal (Glória de Campeão) no fechamento das cinco primeiras posições. Numa partida longa de Wesley da Silva Cardoso, Rafiq passou para quarto na segunda metade da reta, mantendo a baliza um e, por consequência, ganhando terreno.

Abordada a reta final, Valente Duque seguia mandando e desmandando na competição. Falcon Ruler, algo solicitado por Vagner Leal, buscava atacar o ponteiro. Rafiq, por sua vez, seguia imediatamente atrás de Valente Duque, pela baliza um. 

Faltando 300 metros para o disco, Rafiq foi posicionado entre Valente Duque e Falcon Ruler. Avançando pelo espaço vago entre a dupla, o alazão avançou de pronto sobre os oponentes. Na seta dos 200 finais, Rafiq tomou a dianteira, em definitivo, dando a impressão de que somente faria aumentar sua vantagem, até o espelho. 

Ocorre que Asddrubal, atropelando com grande disposição, emplacou temível arremate para cima de Rafiq nos lances decisivos da competição. Requintes de emoção à parte, o disco chegou antes, conforme dito na gíria turfística. Rafiq alcançou a linha final 1/4 de corpo adiantado em relação a Asddrubal, terminando Gallet (por Pioneering, a 1 e 1/2) em terceiro. Falcon Ruler (2) e Valente Duque (5 e 1/2) completaram o marcador.

A seguir: Kingvic, Highlander Again, Barishnikov, Lê Max, Bold Retriever e No La Quieras.

Preparado por Dulcino Guignoni, Rafiq conta com duas vitórias em 6 apresentações. Tendo sido este o seu primeiro êxito clássico, Rafiq assinalou 1:28.41.

Mais notícias

Love Touch supera os machos na Prova Especial Wild Event

Vencedora pertence ao Stud Eterno Amor.

New Julia, Quillan e Kiefer: vitórias brasileiras na chamada clássica de Maroñas

Brasileiros somaram êxitos na chamada nobre do turfe uruguaio.

Sem sustos, Plata Pura confirma na Prova Especial Tirolesa

Potranca do Stud Happy Again venceu o melhor páreo de domingo (5), na Gávea.