24 fev 2025 | 20:34:08

Forever Young e Romantic Warrior: uma chegada para a posteridade

Desfecho da Saudi Cup (G1) revelou-se à altura dos seus protagonistas.


Forever Young (por fora) superou Romantic Warrior, num duelo de titãs.

Imagem: Kaz Ishida/Horse Racing Nation

A par dos US$ 20 milhões, em prêmios, que fazem dela a prova mais bem dotada de todo o mundo, a Saudi Cup (G1) contou, na sua versão do último sábado, com um desfecho que transcende a própria relevância financeira da corrida.

Tido como poderoso arenático, após facílimas vitórias conquistadas nos Derbies de Dubai e Arábia Saudita, no ano passado (o que se confirmou com as aparições de luxo no Kentucky Derby e na Breeders' Cup Clássic, quando das únicas derrotas de sua campanha, até aqui), o japonês Forever Young conquistou uma merecida e marcante vitória - mas não, sem antes, ter pela frente um "gigante" Romantic Warrior.

Em sua primeira aparição na raia de areia, o irlandês, de campanha desenvolvida, predominantemente, em Hong Kong, parecia deslizar, sobre a pista, com a mesma desenvoltura que fizera dele o melhor cavalo do mundo, em pista de grama, no ano passado. Tomando a dianteira, na entrada da reta final, Romantic Warrior passou por Forever Young, com relativa facilidade. Quando, então, Forever Young restou lançado por fora do oponente, que cruzou a sua frente, o conduzido de Ryusei Sakai parece ter recobrado suas energias, rumo a um confronto final.

Numa, até mesmo, improvável (dado o desenrolar do páreo) reação - acentuada pelo tributo pago por Romantic Warrior, em virtude da partida, quiçá, um bocado precoce -, Forever Young partiu para cima do adversário, vindo buscar-lhe dos lances decisivos da competição. No disco, um pescoço de vantagem sacramentou a vitória de Forever Young.

Segundo colocado em 2024, Ushba Tesoro, sempre conferindo, finalizou em terceiro, desta feita. Wilson Tesoro, outro arenático de alto padrão, avindo do Japão, foi o quarto. O irlandês Al Musmak foi o quinto.

Treinado por Yoshito Yahagi, Forever Young (4 anos, filho de Real Steel e Forever Darling, por Congrats, de criação da Northern Farm e propriedade de Susumu Fujita) conquistou sua 8ª vitória em 10 saídas. Com mais de US$ 14 milhões em prêmios, assinalou 1:49.09 para a distância.

Mais notícias

Corner Office rende a Bal A Bali seu primeiro black type na reprodução

Potro de 2 anos venceu o Hoover Stakes, ratificando o garanhão brasileiro no top-15 de reprodutores de primeira geração, nos Estados Unidos.

SP: Royal Forestry aumenta coleção de troféus

Arenático do Stud Fenômeno confirmou, com facilidade, seu favoritismo no GP Presidente Julio Cesar Ferreira de Mesquita (G3).

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (15ª edição)

Luan da Silva Machado brilhou no festival da Breeders' Cup com o tordilho Next. Imagem: Arquivo L. S. Machado ESTADOS UNIDOS LUAN DA SILVA MACHADO (L. S. Machado): Chegando à marca de 80 conquistas na temporada, Luan Machado viu sua estrela brilhar mais uma vez. No hipódromo de Keeneland, dando início ao festival da Breeders' Cup, o brasileiro foi para a foto... [continua ]