24 fev 2025 | 20:34:08

Forever Young e Romantic Warrior: uma chegada para a posteridade

Desfecho da Saudi Cup (G1) revelou-se à altura dos seus protagonistas.


Forever Young (por fora) superou Romantic Warrior, num duelo de titãs.

Imagem: Kaz Ishida/Horse Racing Nation

A par dos US$ 20 milhões, em prêmios, que fazem dela a prova mais bem dotada de todo o mundo, a Saudi Cup (G1) contou, na sua versão do último sábado, com um desfecho que transcende a própria relevância financeira da corrida.

Tido como poderoso arenático, após facílimas vitórias conquistadas nos Derbies de Dubai e Arábia Saudita, no ano passado (o que se confirmou com as aparições de luxo no Kentucky Derby e na Breeders' Cup Clássic, quando das únicas derrotas de sua campanha, até aqui), o japonês Forever Young conquistou uma merecida e marcante vitória - mas não, sem antes, ter pela frente um "gigante" Romantic Warrior.

Em sua primeira aparição na raia de areia, o irlandês, de campanha desenvolvida, predominantemente, em Hong Kong, parecia deslizar, sobre a pista, com a mesma desenvoltura que fizera dele o melhor cavalo do mundo, em pista de grama, no ano passado. Tomando a dianteira, na entrada da reta final, Romantic Warrior passou por Forever Young, com relativa facilidade. Quando, então, Forever Young restou lançado por fora do oponente, que cruzou a sua frente, o conduzido de Ryusei Sakai parece ter recobrado suas energias, rumo a um confronto final.

Numa, até mesmo, improvável (dado o desenrolar do páreo) reação - acentuada pelo tributo pago por Romantic Warrior, em virtude da partida, quiçá, um bocado precoce -, Forever Young partiu para cima do adversário, vindo buscar-lhe dos lances decisivos da competição. No disco, um pescoço de vantagem sacramentou a vitória de Forever Young.

Segundo colocado em 2024, Ushba Tesoro, sempre conferindo, finalizou em terceiro, desta feita. Wilson Tesoro, outro arenático de alto padrão, avindo do Japão, foi o quarto. O irlandês Al Musmak foi o quinto.

Treinado por Yoshito Yahagi, Forever Young (4 anos, filho de Real Steel e Forever Darling, por Congrats, de criação da Northern Farm e propriedade de Susumu Fujita) conquistou sua 8ª vitória em 10 saídas. Com mais de US$ 14 milhões em prêmios, assinalou 1:49.09 para a distância.

Mais notícias

Mañana Poderosa atropela com sucesso para conquistar batismo clássico

Tordilho do Haras Tuta foi o melhor no Clássico Conselheiro Antonio da Silva Prado (L).

Com a gana dos campeões, Filo Di Arianna conquista G2, pela segunda vez, no Canadá

Brasileiro criado pelo Stud Principessa di Capri venceu o bet365 King Edward Stakes (G2), em Woodbine.

No festival de Palermo, José Luiz Aranha vence seu primeiro G1 na Argentina

Treinador brasileiro encilhou Tan Gritona, vencedora do GP Jorge de Atucha (G1). Já Francisco Leandro levou ao disco Subsanador, vencedor do GP Montevideo (G1).