28 set 2019 | 11:28:48

EUA: John Velazquez torna-se o recordista de vitórias, em provas graduadas, no país

Com Bast, em prova de G1, bridão atingiu êxito de número 662 em provas graduadas.


John Velazquez soma mais de 6 mil vitórias, dentre as quais 662 em provas graduadas.

Imagem: Hollywoodlife.com

Nesta semana, em Santa Anita Park, Eight Ring e Bast brilharam ao vencer, respectivamente, o American Pharoah Stakes e o Chandelier Stakes, ambas provas de G1 destinadas à geração 2017. Em comum, além do treinamento de Bob Baffert, conduções de John Velazquez, que, por sua vez, tornou-se o jóquei com o maior número de vitórias em provas graduadas, nos Estados Unidos.

No “vareio” de Eight Rings, John Velazquez argolou seu êxito 661, em provas deste tipo – igualando marca já detida pela lenda Jerry Bailey. E quando Bast assegurou sua segunda vitória, consecutiva, em páreo de G1, Velazquez somou a vitória de número 662 em corridas graduadas, número jamais alcançado por outro, jóquei, nos Estados Unidos.

Aos 47 anos, Velazquez conta com mais de 6.100 vitórias. Porto-riquenho, iniciou sua carreira de jóquei no país natal, tendo se transferido para os Estados Unidos em 1990. Vencedor, por duas vezes (2004 e 2005) da estatística norte-americana de jóqueis, coleciona diversas vitórias em provas renomadas. Dentre elas, o Kentucky Derby, vencido por Velazques no ano de 2011, a bordo de Animal Kingdom, e em 2017, com Always Dreaming.

Velazquez esteve, ainda, ligado a um dos melhores animais PSI já criados no Brasil. Conduziu Leroidesanimaux (pai de Animal Kingdom, há pouco mencionado) por 3 ocasiões, incluindo a histórica conquista do Atto Mile (gr.I), em Woodbine, no ano de 2005.

Mais notícias

Cristal: Old Glory vence o melhor páreo do dia

Filha do nacional Victory Is Ours, que pertence ao Stud Juliana & Luiz Guilherme.

Old Fashioned conquista o GP Jockey Club de Pelotas

Defensor do Stud Kategoria foi o melhor no "Princesinha".

Éguas sul-americanas em alta: Blue Prize e Wow Cat vencem provas de G1 nos EUA

Fim de semana rendeu ótimos resultados, em pistas norte-americanas, para éguas nascidas na América do Sul: duas vitórias em um segundo lugar, em provas de graduação máxima.