Em recorde, Obataye é o campeão do Grande Prêmio Paraná (G3)
Corredor rendeu o terceiro troféu da prova máxima paranaense ao Haras Rio Iguassu.

Festa na raia para o campeão Obataye.
Imagem: Felipe Neves/Divulgação JCP
Momento mais aguardado de reunião deste domingo (3), em Curitiba, o Grande Prêmio Paraná (G3), em 2.000m na raia de grama (macia), para produtos de 3 e mais anos, foi, brilhantemente, vencido por Obataye, 3 anos, filho de Courtier e Surfin'N Usa (Crimson Tide), de criação do Haras Palmerini e propriedade do Haras Rio Iguassu.
A coudelaria da Família Pelanda conquistou sua terceira vitória, no histórico da competição: antes, Jéca e First Amour.
Pela primeira vez disputado na raia de grama, o "Paraná" deste ano foi marcado por ritmo intenso: Nolasco, que, na reta oposta, seria ultrapassado por Qebec Dancer, emplacaram train vertiginoso, livrando vários corpos à frente dos demais.
A partir dos últimos 1.200 metros, passaram a se aproximar da dupla Ricky Ricardo, o terceiro, e Miss Marcela, que corria em quarto. Obataye, ganhando posições, era o quinto.
Na curva, Obataye passou para terceiro e, dentre todos aqueles que postulavam os primeiros postos, era o que dava melhor impressão. Por fora dele, o favorito Maximum Drive "encostava" no pelotão da frente, algo procurado por Leandro Henrique.
Abordada a reta final, Obtaye desgarrou, juntamente de Maximum Drive e Campelanda - que, passando para terceiro, dava alguma "fila" de se juntar à briga. Pela porção interna da raia, era Nusa Dua quem emplacava sua atropelada.
Quando recebeu a partida de Valdinei Gil, contudo, Obataye liquidou a fatura, na seta dos 200 finais. Em vitória plena de autoridade, o corredor alcançou o disco 2 corpos à frente de Nusa Dua que, confirmando, in totum, a vitória obtida no GP Diana (G1), obteve um excelente segundo lugar. Maximum Drive foi o terceiro. Campelanda e Drautec completaram o placar remunerado.
Treinado por Antônio Oldoni, Obataye conquistou sua 3ª vitória, sendo a 1ª clássica. Habitué da primeira turma de potros da geração 2020, em São Paulo (finalizou em segundo no "Ipiranga" e em terceiro nos GGPP Jockey Club de São Paulo e Derby Paulista) foi à raia pela 6ª vez, em sua campanha, tornando-se, desta feita, o novo recordista da distância, em Curitiba, ao assinalar 2:01.50 para os dois quilômetros.
Mais notícias

MORMO - Portaria nº 593/2023 do MAPA
Na última sexta-feira (30), foi publicada a Portaria nº 593/2023 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que veio a alterar a Instrução Normativa nº 6/2018 a qual, por sua vez, estabelece as diretrizes gerais para prevenção, controle e erradicação do Mormo no território nacional, no âmbito do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE). O texto da Portaria, que... [continua ]

Nota de falecimento: Hernani Azevedo Silva
Amigos, familiares e a comunidade turfística brasileira perderam Hernani Azevedo Silva. Atuante como criador, proprietário e dirigente, faleceu em São Paulo, nesta terça-feira (11). Por meio da Agro Pastoril Haras São Luiz, Hernani conquistou resultados dos mais expressivos e criou alguns dos mais memoráveis animais do turfe brasileiro. A maior de suas gemas, Clackson (I Say) marcou época como corredor dos... [continua ]