12 set 2022 | 01:07:22

Batismo nobre de High Wire no GP Duque de Caxias (G2)


High Wire resistiu ao tropel de Opção Certa.

Imagem: Sylvio Rondinelli/divulgação JCB 

Égua de extrema categoria, mesmo rendendo um pouco menos na pista pesada, High Wire esbanjou categoria para conquistar sua primeira prova clássica e levantar o tradicionalíssimo GP Duque de Caxias (G2), no Hipódromo da Gávea. A carreira, a principal do domingo, 11 de setembro, uma homenagem do JCB ao Patrono do Exército Brasileiro, foi realizada em 2.000 metros, pista de grama pesada e com seis metros de cerca móvel.

High Wire tratou cedo dos papéis e assumiu a dianteira da prova, seguida por suas companheiras de CT, Iluminada Quality e Opção Certa. Regal Tight, Tarte Maison e Allister vinham a seguir. Na reta oposta, o piloto de Tarte Maison acelerou o train de carreira e saiu da penúltima posição para a ponta, meio corpo, um corpo à frente de High Wire. Opção Certa, Iluminada Quality, Allister e Regal Tight eram as próximas.  High Wire não se deixou cobrir por Tarte Maison e igualou a linha da rival na grande curva.

Na hora da verdade, com todas suas rivais bastante exigidas, enquanto Valdinei Gil vinha sereno em seu governo, High Wire reassumiu a liderança. Opção Certa apresentou-se para a briga, assim como Iluminada Quality. Apesar da clara preferência por uma pista leve, High Wire é ótima égua e geralmente animais assim têm coração enorme. Na tocada do “Dragão”, High Wire manteve pequena vantagem sobre Opção Certa, suficiente para seu jóquei cruzar o espelho comemorando. Opção Certa formou a dupla, assim como na Copa ABCPCC Éguas. Iluminada Quality, Tarte Maison e Regal Tight completaram o placar remunerado. 

Treinada no CT Verde e Preto – assim como Opção Certa e Iluminada Quality, segunda e terceira colocadas – pelo campeão Luiz Esteves, High Wire é uma 4 anos, filha de Agnes Gold e Fly By Wire, por English Channel, criada pelo Haras Fronteira P.A.P. e defensora das sedas do Stud HRN. Na sua quinta vitória, a primeira nobre e a segunda para Aluizio Merlin Ribeiro, High Wire parou os relógios em 2min08s54 com parciais de 29s16 (400); 59s33 (800); 1min18s (1.200) e 1min42s62 (1.600). 

por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli

(Publicado no website do Jockey Club Brasileiro em 11/09/2022)

Mais notícias

Nota do Comitê de Crise do Jockey Club do Rio Grande do Sul

Nos últimos dias nosso Estado vem passando por uma situação jamais antes imaginada. Estamos diante de um pesadelo, vivido de maior ou menor intensidade por todos nós. Com o Jockey Club do RS, seus proprietários e profissionais não foi diferente. De antemão queremos agradecer imensamente a toda a comunidade turfística do Brasil, que não mediu esforços em ajudar o Jockey... [continua ]

GP Longines Latinoamericano: montarias divulgadas

Jóqueis dos doze inscritos – dos quais três brasileiros – foram confirmados pela comissão de corridas de Maroñas.

Raya Queen: de suplente a "dona" do Grande Prêmio OSAF (G1)

Potranca do Haras Belmont largou e acabou, na prova mais cobiçada, para éguas, na semana máxima paulista.