07 ago 2017 | 21:27:09

Vida dedicada ao turfe: Samir Abujamra recebeu o Troféu Mossoró

Entrega do prêmio ao hipólogo deu-se na premiação da Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III).


Samir Abujamra recebe o Troféu Mossoró ladeado (da esquerda para a direita) por Luiz Edumundo Cardoso Barbosa, Luis Felipe Brandão dos Santos e Sérgio Luis Coutinho Nogueira

Imagem: Divulgação ABCPCC

Enquanto a Família Stabile recebia os troféus pela vitória de Thunder Cat na Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III), no último sábado (5), na Gávea, a Copa dos Criadores contemplava outro grande momento da tarde festiva. No pódio, Samir Abujamra teve entregue a si o Troféu Mossoró de honra ao mérito.

Diferentemente, porém, dos demais ganhadores do Troféu Mossoró, os feitos de Abujamra não tiveram como referência, apenas, a temporada 2016/2017 do turfe brasileiro. Em que pese o fato de Roderic O’Connor – cuja seleção coube, justamente, ao hipólogo – ter vencido na categoria de melhor reprodutor, o motivo da premiação reflete décadas e décadas de estudos e envolvimento junto à criação do PSI no país.

Ghadeer, tido e havido como a mais bem sucedida importação da história da criação brasileira, passou pelo crivo – e indicação – de Abujamra. Uma década depois, Roi Normand cujos feitos deram-se além de nossas fronteiras pelas patas de Redattore e Riboletta, também desembarcou no Brasil após seleção do profissional. Concomitante e até mesmo previamente, diversos outros reprodutores e matrizes, que ajudaram a escrever a história do cavalo de corrida nacional, foram fruto do conhecimento aplicado de Abujamra.

Em 2010, Abujamra publicou o livro “Turfe: Histórias e Memórias”, no qual relata algumas de suas experiências mais marcantes junto ao turfe. A obra contou com sessões de lançamento em São Paulo e no Rio de Janeiro e permitiu que milhares de pessoas compartilhassem das experiências vividas pelo hipólogo na indústria turfística – brasileira e internacional.

A condecoração de Samir Abujamra resultou de deliberação unânime da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ABCPCC, que o parabeniza pelo feito e ratifica seus votos de agradecimento pelos serviços prestados à criação brasileira.

Mais notícias

Geração 2015: neta de Immensity e filha do velocista Trinniberg, Artilharia Pesada inaugura pista de Gávea, para as mais novas.

Criada pelo Haras Ponta Porã, defensora do Haras Raiz da Serra venceu eliminatória disputada, no domingo (17), por potrancas de 2 anos.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (22ª edição)

Bernardo Pinheiro venceu mais uma nos Emirados Árabes. Imagem: Sharjah Equestrian Club DUBAI BERNARDO PINHEIRO (B. Pinheiro): Destacando-se, mais uma vez, em Dubai, Bernardo aparece com 4 conquistas nesta temporada - mesmo tendo começado a montar um tempo depois de seus concorrentes nas estatísticas. Nessa semana, no hipódromo de Sharjah, o brasileiro venceu os primeiro e segundo páreos da programação, pilotando Maahir e... [continua ]

Leandro e Ricardo: estrelas brasileiras numa constelação argentina

Jóqueis brasileiros foram premiados na cerimônia das Distinciones Carlos Pellegrini, que celebrou os nomes dos melhores animais e profissionais do turfe argentino, em 2018.