15 fev 2019 | 15:58:02

Tríplices coroas pedem passagem no Rio de Janeiro

Fim de semana, Grandes Prêmios Estado do Rio de Janeiro e Henrique Possolo atrairão atenções de turfistas de todo o Brasil.


Leviatan competirá como uma das forças.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Neste domingo (17), o Jockey Club Brasileiro promoverá reunião bastante especial. Na programação, as provas que darão início às tríplices coroas. Para os machos, o Grande Prêmio Estado do Rio de Janeiro (gr.I). Para as fêmeas, o Grande Prêmio Henrique Possolo (gr.I).

Além dos nomes de realce presentes aos lotes, e expectativas de parte a parte, outro fator que marcará as disputas será o provável estado pesado com o qual a grama se encontrará, no dia das disputas. As chuvas que vêm se fazendo constantes, na capital fluminense, bem como a existência de previsões metrológicas não muito alvissareiras, prometem dar sequência a uma certa sina da geração 2015. Desde o meeting do GP Brasil – no qual foram disputados os Grandes Prêmios Jockey Club Brasileiro e Francisco Vilella de Paula Machado – passando pelas disputas das Taças de Prata até a jornada do Grande Criterium – na qual também foi realizado o GP Rocha Faria –as principais provas, de potros e potrancas, foram disputadas sobre terreno pesado.

Invicto ao competir na esfera clássica, Leviatan (por Shanghai Bobby, do Stud Eternamente Rio) obteve suas principais vitórias quando a grama encontrava-se leve ou macia. Outrossim, Inforcer (do Stud Best Friends, que será um dos adversários de Leviatan no domingo) e Lamartine (já exportado), ambos, como ele, filhos de Shanghai Bobby, demonstraram plena aptidão à raia anormal, quando de suas vitórias nas provas de G1 disputadas pelos machos, até aqui. Garbo Talks (por Put It Back, do Haras do Morro), outro forte concorrente à vitória, obteve seus êxitos em raia mais leve, é verdade. De outro lado, conta com um bom terceiro para o já mencionado Lamartine, na Taça de Prata, disputado na pista pesada.

Vinda de vencer as mais velhas, Little Bad Girl é carta brava no Possolo.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Completa o trio de ferro da prova o badalado Dark Bobby (por Shanghai Bobby, do Stud Stabile Quintella), dono de duas facílimas vitórias, conquistadas na raia de areia. Para seu primeiro compromisso na grama, resta amparado por filiação talhada a diferentes tipos de pista e distâncias. A mãe, Magny Cours, rendia com agrado em ambas as superfícies. Já da segunda mãe, Cat’s Night (Slap Jack), descendem, desde a velocista – ganhadora de G1 – American Night – até a tríplice coroada Old Tune.

Além de Leviatan, Garbo Talks, Inforcer e Dark Bobby, também alinharão para a disputa Olímpico (vencedor, em Cidade Jardim, do Grande Prêmio Juliano Martins), Garrison, Taksim, Olympic Impact e Gol Na Certa.

Já na prova reservada às fêmeas, não se percebe uma polarização de forças tão cantada e decantada, pelos turfistas de plantão, como no páreo dos machos. O Possolo deste ano reunirá 11 potrancas, dentre as quais Gaivina (por Gone Astray, do Haras Santa Maria de Araras), talvez a mais regular dentre todas as potrancas que frequentam a primeira turma carioca, na presente temporada. Little Bad Girl (Agnes Gold) e Lisboeta (Quick Road), que compõem ponderosa parelha para o Haras Figueira do Lago, a exemplo de Gaivina, são nomes assíduos, sobretudo nos primeiros postos, da maioria dos páreos centrais da geração. Little Bad Girl, inclusive, vem de derrotar as mais velhas, em prova graduada, numa notável demonstração de categoria.

Tendo cumprido sua primeira campanha em meio às fêmeas “paulistas”, Naomi Broadway (por Salto, do Haras do Morro) já mostrou predicados, também, em meio às “cariocas”. Outra com retrospecto de bons resultados conquistados em Cidade Jardim (vem de quinto, em meio aos machos, no Derby), Doppio Shanghai (por Shanghai Bobby, do Haras Cifra) estreia na Gávea cercada de expectativas.

Mariko Mori, Pineapple Pie, Grandeza, Mendieta, Gana Forte e Olympic India são as demais candidatas à vitória.

A programação terá início às 15 horas e 15 minutos.

Mais notícias

Quisar sobe na distância para vencer seu primeiro grande prêmio

Potro do Haras Cambay faturou o GP Presidente Augusto de Souza Queiroz (G2).

Campeão do Derby Paulista, Cold Heart reaparece em teste para o GP São Paulo (G1)

Pré-inscrições para os Grandes Prêmios Presidente Raphael Aguiar Paes de Barros (G3) e Presidente José Cerquinho de Assumpção (G3) foram divulgadas pela comissão de corridas.

No GP Presidente Antonio Correa Barbosa (G3), outro troféu para Royal Forestry

Arenático do Stud Fenômeno superou Kopenhagen no melhor páreo da sabatina.