30 maio 2017 | 14:05:34

Tríplice coroado, Fixador reforça plantel de reprodutores nacionais em 2017

Filho de Crafty C. T. tem campanha encerrada em definitivo. Servirá no Haras Tabatinga, no Paraná.


Fixador foi o décimo tríplice coroado de Cidade Jardim

Imagem: Paulo Bezerra Jr./Divulgação JCSP

Nesta semana, os responsáveis pelo tríplice coroado paulista de 2013, sacramentaram sua ida para a reprodução. O filho de Crafty C. T. e Nein (Know Heights), de criação do Haras Valente, e que durante toda a campanha defendeu os interesses do Stud Vicenza, servirá no Haras Tabatinga, localizado em Tijucas do Sul/PR.

Tendo retornado dos Estados Unidos no início de 2017, Fixador encerrou sua campanha contabilizando 6 primeiros lugares em 15 corridas. Treinado em Curitiba por Márcio Ferreira Gusso, Fixador estreou aos 2 anos em São Paulo, em 2013, vencendo uma eliminatória na distância dos 1.300 metros na pista de areia. Em seguida obteve um quinto para Undostais no GP José de Souza Queiroz (gr.III) e um terceiro na Prova Especial Helíaco, vencida por Perfect Event. Fixador alcançou, no GP Farwell (gr.I), a sua primeira vitória de maior realce – antes mesmo de chegar aos 3 anos.

Dali em diante Fixador enfileirou, já aos 3 anos, outras 4 vitórias consecutivas. Após o Clássico Siphon (L), Fixador levantou os Grandes Prêmios Ipiranga (gr.I), Jockey Club de São Paulo (gr.I) e Derby Paulista (gr.I) para se tornar o décimo tríplice coroado do turfe paulistano. Coincidências à parte, Fixador “tomou o bastão” justamente de Roxinho (filho de Thignon Lafré e Miss Bob, por Especulante), outro crioulo do Haras Valente, que desde 2001 aguardava por um sucessor capaz de vencer as 3 provas.

Quando uma viagem rumo à Argentina estava marcada para que Fixador competisse no GP Carlos Pellegrini (gr.I) de 2013, uma lesão no metacarpiano do seu anterior direito impediu o castanho de fazê-la. Tão logo recuperado, Fixador foi enviado aos Estados Unidos, onde competiu entre novembro de 2014 e outubro de 2016. Mesmo não tendo sido, em solo estrangeiro, nem mesmo “sombra” do ótimo animal revelado no Brasil, Fixador angariou para seu retrospecto um segundo lugar no W. L. McKnight Handicap (gr.III) e um quinto no Sword Dancer Stakes (gr.I). Além do “score” conseguido em pista, Fixador também foi premiado com o Troféu Mossoró na temporada 2013/2014.

Integrante da primeira geração nacional do norte-americano Crafty C. T. (Crafty Prospector), Fixador continua o grande destaque de seu pai. Outros nomes que merecem grifo no stud record do garanhão: Imperial Castle (1º G2), Grécia Central (1ª LR), Fatiota (1ª LR), Flexa Treze (1ª PE) e Galeto (2º no GP São Paulo). Crafty C. T. pertence à família 7 de Bruce Lowe (Your Majesty), trazida para a América do Sul pela família Martinez de Hoz, do lendário Haras Chapadmalal.

Na linha baixa de Fixador, nome de maior destaque é o de sua quarta mãe, a argentina Atbara (Tobago), que produziu, dentre outros animais, o ganhador do GP Carlos Pellegrini (gr.I), Mountdrago (Sheet Anchor) – e de quem descendem, ainda, animais bastante conhecidos dos turfistas brasileiros como M’Afrodite (Ghadeer) e Gigli (Clackson), este último também derby winner porquanto ganhador do GP Cruzeiro do Sul (gr.I) de 2002.

Mais notícias

Fera do Manno atropela com apetite para vencer o GP Protetora do Turfe (L) - Betsson

Filho do nacional Alcorano, de propriedade do Stud Praia do Laranjal, brilhou em Porto Alegre.

Pedigree & Black Type: os Ganhadores Clássicos no Brasil - 4ª Edição

Nesta semana: Pimper’s Paradise, Mais Que Bonita e Royal Ship.

Leilão Extraordinário e Extensão do Leilão de Coberturas ABCPCC: lances começam nesta quarta-feira (10/7)

Grupo de WhatsApp, onde o leilão acontecerá, será aberto amanhã.