16 maio 2019 | 11:34:12

Representante da Weatherbys fará auditoria no Stud Book Brasileiro

Denúncia referente à realização de inseminação artificial motivou ato de fiscalização, que ocorrerá no mês de julho.


Nos próximos dias 26 e 27 de julho, o Weatherbys (General Stud Book, com sede na Grã-Bretanha) auditará procedimentos realizados pelo Stud Book Brasileiro, relacionados ao controle de montas e coberturas. Representada pelo Sr. Simon Cooper, a entidade levará a cabo ato de fiscalização motivado por denúncia sobre a utilização de inseminação artificial no Brasil.

Conforme divulgado pela ABCPCC em dezembro de 2018 (disponível aqui), houve denúncia, sobre a suposta realização de inseminação (prática proibida), no Brasil, comunicada à Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA) e reportada, por esta, à Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue Inglês (OSAF). No mesmo mês, a médica veterinária Bianca Cascardo, que preside o Conselho Deliberativo Técnico da ABCPCC, estabeleceu as medidas para repressão à adoção de mecanismos artificiais de concepção (disponível aqui).

A pauta, extremamente delicada e que merece atenção e zelo por parte de toda comunidade turfística, acaso negligenciada, poderá acarretar sérios prejuízos à criação brasileira, inclusive o descredenciamento do Stud Book Brasileiro.

A observância da regra universal do turfe, que veta métodos artificiais de concepção, traduz obrigação de todos que militam na atividade, mormente sob o fogo de caluniosa denúncia.

Mais notícias

Ziska Blade e Roi Rouge vencem provas especiais em Cidade Jardim

Provas Especiais Duque de Caxias e Roberto Reichert marcaram os pontos alto da sabatina.

Craques do ofício, George Washington e Alex Mota levantam o Clássico Coaraze (L)

Múltiplo ganhador clássico do Stud Happy Again somou novo êxito clássico à campanha.

Criação: Que Fenômeno servirá, no Old Friends, em Bagé

Filho de Northern Afleet retornará aos campos de seu criador, para a próxima temporada de monta.