22 fev 2018 | 10:15:26

Notas de falecimento: Homero Oliva e Mário Fontoura


Homero Oliva (esq.) e Mário Fontoura

Imagem: Divulgação JCP e Porfírio Menezes

Nas últimas horas faleceram, em Curitiba e São Paulo, respectivamente, o criador Homero Pinhatari Oliva e o ex-jóquei Mário Valdir Fontoura.

Conforme noticiado pelo website do Jockey Club do Paraná, em nota divulgada ontem (21), Homero Oliva faleceu nessa quarta-feira, aos 83 anos, na capital paranaense. Criador e proprietário, por meio do Haras H. Oliva, Homero obteve sucesso no turfe nacional ao criar animais do porte de Orient Express (por Milord, múltiplo ganhador de G1 em São Paulo, incluindo a Taça de Prata de 1978) e Kentucky’s Story (por Clackson, vencedor do GP Oswaldo Aranha (gr.I) em 2001), além de Qualified Colony (New Colony), ganhador clássico na Argentina.

Homero participou de diversas gestões do Jockey Club do Paraná, ocupando diferentes posições em sua diretoria.

O velório está marcado para essa quinta-feira (22), a partir das 17 horas, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba. O sepultamento ocorrerá na sexta-feira (23), às 11h.

Já na madrugada de hoje faleceu Mário Fontoura. Tendo atuado por mais de duas décadas como jóquei em Cidade Jardim, ficou notabilizado como piloto do milheiro Joe Who (Jolly Quick), vencedor das duas versões do GP Presidente da República (gr.I), em 1997, e posteriormente vencedor de G1 nos Estados Unidos. A múltipla ganhadora de G1 no Brasil e clássica entre Dubai e França, Light Green (Blush Rambler), e o líder recordista em São Paulo, Néleo (Bright Again) também marcaram, de sobremaneira, a carreira do bridão.

Fontoura até o ano passado vinha desempenhando a função de professor na escola preparatória de jóqueis do Jockey Club de São Paulo. Em sua última ocupação, trabalhou como segundo gerente em Cidade Jardim.

Atualização, conforme nota de Jair Bala no website do Jockey Club de São Paulo em 22/02: O corpo está sendo velado a partir das 14h00, no Cemitério da Paz, à Rua Doutor Luiz Migliano, 644, Jardim Vazani, São Paulo e o enterro será no mesmo local, às 17h00.

A Diretoria da ABCPCC presta votos de luto aos familiares e amigos.

Mais notícias

Milheira nata, Hang Loose vence o Grande Prêmio OSAF (G3) – TBS International

Ganhadora defende a farda do Stud By Winner’s.

Or Noir garante bicampeonato do Clássico Coaraze (L)

Fundista do Haras Doce Vale argolou novo êxito clássico para sua campanha.

Efetivo Bull demonstra sobras entre os velocistas.

Defensor do Stud V. Jabor venceu o GP Hipódromo da Gávea (gr.III) e acertou o passo para o GP Major Suckow (gr.I).