30 nov 2017 | 21:11:06

Leandro Henrique embarcará no domingo para Hong Kong

Líder da estatística na Gávea será o primeiro jóquei, radicado no Brasil, a participar do Longines International Jockeys’ Championship.


Leandro Henrique estará, frente a frente, com alguns dos melhores jóqueis do mundo, em Hong Kong

Imagem: Divlugação JCB/Gérson Martins

No próximo dia 6 de dezembro, alguns dos melhores jóqueis em atividade, no mundo, participarão da versão 2017 do Longines International Jockeys’ Championship. A competição englobará 4 corridas da jornada a ser disputada em Happy Valley, sendo que, pela primeira vez, um piloto radicado no Brasil participará do certame: Leandro Henrique embarcará no próximo domingo, para Hong Kong, a fim de representar o país no importante desafio.

Líder da estatística na Gávea, Henrique seguirá viagem ao lado de Mayra Nouer Frederico, convidada pelo Hong Kong Jockey Club para acompanhar o jóquei – cuja formação Mayra vivenciou, de perto, na Escola de Profissionais do Turfe do Jockey Club Brasileiro. Com desembarque previsto para o fim da tarde de segunda-feira – após 30 horas de viagem – Henrique participará dos matinais, na terça-feira (5), pela manhã, no Hipódromo de Sha Tin. No período da tarde, Henrique caminhará pela raia de Happy Valley, para fins de reconhecimento, juntamente de João Moreira, que dispensa apresentações. Em seguida, a dupla se juntará aos demais pilotos para uma coletiva de imprensa.

Na quarta-feira (6), além de Moreira, outro compatriota fará frente a Henrique no torneio. Atual vencedor da estatística britânica, Silvestre De Sousa figura como uma das atrações da jornada. Duas vezes vencedor do Longines International Jockeys’ Championship e igualmente considerado, por duas vezes, o melhor jóquei do mundo no Longines World’s Best Jockey Award, Ryan Moore, jóquei número 1 da Coolmore, é outro que emprestará seu talento à disputa. Os franceses Flavien Prat e Pierre-Charles Bordout (aquele radicado nos EUA, onde venceu, no mês de setembro, três provas de G1, num único dia; este o atual ganhador da estatística na França e recordista europeu de vitórias, na temporada), o australiano Hugh Bowman (melhor jóquei do mundo em 2017 no Longines World’s Best Jockey Award), o italiano Cristian Demuro (recordista de vitórias, numa única temporada, em seu país natal), o japonês Keita Tosaki (três vezes melhor jóquei do Japão), além de Zac Purton, Karis Teetan e Derek Leung Ka-chun, que representarão Hong Kong, surgem como os demais participantes.

Além de participar do torneio, Henrique conduzirá, ainda, dois animais do treinador Danny Shum, no domingo (9), em Sha Tin – que serão exercitados, pelo próprio brasileiro, na quinta-feira (7), pela manhã.

Recentemente contratado pelo Haras Anderson, Henrique, hoje com 18 anos, ingressou na Escola de Profissionais do Turfe do Jockey Club Brasileiro aos 16 anos. Tendo debutado em maio de 2015, Henrique venceria, logo no ano hípico seguinte – 2015/2016 – a sua primeira estatística no Rio de Janeiro, ainda na condição de aprendiz. Ganhador, este ano, do GP Cruzeiro do Sul (gr.I) e da Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (gr.I), ambas no dorso de Emperor Roderic, Leandro já ultrapassou a barreira dos 440 primeiros lugares

Confirma as matérias do Live Trading News (link) e do South China Morning Post (link) sobre o Longines International Jockeys’ Championship.

Mais notícias

Ecos de Royal Ascot

Principal festival do turfe britânico foi emblemático para alguns de seus mais conhecidos personagens, reafirmou dominâncias e apresentou nomes interessantes às principais disputas do calendário europeu.

Heróico, Justify conquista a tríplice coroa

Filho de Scat Daddy tornou-se o décimo terceiro tríplice coroado do turfe norte-americano.

Royal Forestry tem campanha encerrada e irá para a reprodução

Globetrotter do turfe nacional conquistou vitórias em diferentes pistas e distâncias.