14 nov 2017 | 13:24:14

Jóqueis: EPT do Jockey Club Brasileiro ganha painel em conferência internacional

Realizada em Dubai, a International Conference of Health, Safety & wealfare of Jockeys expôs experiências e paradigmas enfrentados ao redor do mundo quanto à segurança e o bem-estar dos pilotos de cavalos de corrida. Projeto brasileiro, de preparação de pilotos na Gávea, esteve em voga.


Escola de Profissionais do Turfe foi tema de painel na conferência em Dubai

Imagem: Katherine Ford

Entre os dias 1º e 3 de novembro, o Meydan Hotel, em Dubai, sediou a segunda edição da International Conference of Health, Safety & wealfare of Jockeys, que trata de temas relacionado à segurança e o bem-estar de jóqueis, ao redor do mundo. Representando a Organização Sul Americana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida (OSAF), Mayra Nouer Frederico apresentou, no primeiro dia do evento, o painel intitulado “The Brazilian Experience”, no qual foi abordada a experiência de Mayra – de 7 anos – junto à Escola de Profissionais do Turfe do Jockey Club Brasileiro.

Ao longo da exposição, Mayra passeou por diversos pontos da transformação ocorrida na EPT, em razão da qual, além da revelação de alguns dos melhores jóqueis da atualidade, representou um divisor de águas nos hábitos do jovens pilotos. Dietas controladas por nutricionistas, aliadas a um alto padrão de rigor e disciplina coadunaram, segundo a palestrante, para a formação da “leva” de jóqueis da qual fazem parte, dentre outros, Wesley da Silva Cardoso (tríplice coroado com No Regrets e ganhador do GP Brasil com My Cherie Amour) e Leandro Henrique (vencedor da estatística 2015/2016 na Gávea).

No processo de reestruturação da EPT, Mayra destacou, ainda, a participação dos demais profissionais envolvidos no projeto. O ex-jóquei, Marcello Cardoso, e a ex-treinadora – e atual comentarista da TV Turfe/PMU – Juliana Dias atuaram de forma decisiva para a nova roupagem da EPT, bem como para a revelação dos recentes talentos, no Hipódromo da Gávea. Os hábitos alimentares regrados de Cardoso e o comprometimento disciplinar de Dias, foram exemplos citados por Mayra, de comportamentos dos profissionais que acabaram por moldar as atitudes dos próprios alunos da EPT.

Contemplando, na totalidade de seus painéis, temas relacionados aos jóqueis, a Conferência apresentou, por meio de seus expositores, estudos e dados, em grande medida, surpreendentes. Em que pese o desgaste físico dos pilotos durante os trabalhos e corridas, estudos levados a cabo pelo Dr. George Wilson, da Grã-Bretanha, revelam que as montarias possuem baixo índice de perda calórica. Assim sendo, a fim de manter o peso ideal, jóqueis necessitam realizar exercícios físicos além das atividades em pista.

Nutricionista da Associação de Jóqueis Profissionais da Grã-Bretanha, Dan Martin afirmou que períodos de jejum e técnicas de desidratação continuam sendo os meios mais praticados por jóqueis para controlar o peso. Na linha da apresentação, a Dra. Sarahjane Cullen, do Waterford Institute of Technology (Irlanda), apresentou estudo – em desenvolvimento – acerca da capacidade de absorção de nutrientes através do intestino de um jóquei. Em trabalhos anteriores coordenados pela profissional, revelou-se que jóqueis possuem altos índices de deficiência, de vitamina D e cálcio, em seu organismo. Já o Dr. John O’Reilly, da Chinese University of Hong Kong, coordena estudos sobre a imunidade dos jóqueis, com o objetivo de estabelecer meios eficazes, tanto a título preventivo quanto ostensivo, para diminuir a suscetibilidade dos pilotos a gripes e resfriados.

Também houve espaço para a parte “mecânica” da atividade. O ex-ginasta olímpico da Austrália, Lindsay Nylund, exibiu projeto desenvolvido na seara da educação física dedicado a técnicas de queda para jóqueis – a fim de minimizar os impactos dos acidentes. O Dr. Benoit le Masson – conselheiro médico da France Galop desde 1994 – por sua vez apresentou os resultados de estudo conduzido, entre 2005 e 2015, sobre a sofisticação dos capacetes, demais aparatos de segurança para jóqueis e sua correlação aos desdobramentos das quedas e acidentes ocorridos no período.

Ao todo, 41 conferencistas participaram do evento.

Leandro Henrique: da EPT para Hong Kong

Um dos mais celebrados jóqueis da atualidade, no Brasil, Leandro Henrique participará do Longines International Jockeys Championship, no próximo dia 7 de dezembro, em Happy Valley, Hong Kong. Os últimos detalhes restaram alinhados junto a representantes do Hong Kong Jockey Club, pela já citada Mayra Nouer Frederico, no início do mês, em Dubai.

“Por ocasião da Conferência, tivemos a oportunidade de definir as últimas questões envolvendo a participação do Leandro Henrique no Longines International Jockeys Championship, junto às autoridades de Hong Kong”, explica Mayra.

Ainda de acordo com a profissional – que acompanhou os primeiros passos do piloto na Escola de Profissionais do Turfe do Jockey Club Brasileiro – a projeção do trabalho desenvolvido pela EPT, em escala internacional, foi fundamental para a participação de Leandro no torneio.

“Infelizmente o turfe brasileiro carece de divulgação, também internacionalmente. Assim, dificilmente o que ocorre com a atividade, no Brasil, ganha o devido espaço e reconhecimento, em outros países. Logo, a exposição do projeto da EPT, em diversos eventos ao redor do mundo, nos últimos anos, proporcionou um padrão de visibilidade que aliado, logicamente, à qualidade e aos méritos próprios do Leandro, lhe colocarão, no próximo mês, ao lado de alguns dos melhores jóqueis do mundo”, explica.

Leandro Henrique será o primeiro jóquei radicado na América do Sul a participar do Longines International Jockeys Championship. Além dele, João Moreira e Silvestre de Sousa, ganhadores, respectivamente, das últimas estatísticas de jóqueis em Hong Kong e Inglaterra, também representarão o Brasil no torneio.

Mais notícias

SP: pré-inscrições para os Grandes Prêmios Henrique de Toledo Lara e JCSP são divulgadas

Provas de G1 serão disputadas no dia 9 de outubro, em São Paulo.

Wild Vip desbanca os machos no Clássico Governador do Estado (L)

Corredora de Alencar Zolin levou a melhor no embate destinado aos milheiros, no festival do GP Paraná.

ABCPCC informa: Convocação Para Reunião do Conselho Deliberativo