23 out 2017 | 13:48:00

Inglaterra: Cracksman esbanja categoria no Champion Stakes (gr.I)

Potro de Anthony Oppenheimer rendeu o primeiro G1 a Frankel, como reprodutor, na Europa.


Cracksman conquistou vitória autoritária

Imagem: Sporting Life

No último sábado (21), em Ascot, ganhou corpo um dos mais importantes momentos do calendário turfístico britânico. O Champions’ Day rendeu aos turfistas de plantão quatro provas de graduação máxima. No momento clímax do festival, Cracksman, 3 anos, filho de Frankel (no ato, conquistou o primeiro G1 como reprodutor na Europa) e Rhadegunda (Pivotal), criado na Inglaterra por Hascombe & Valiant Studs e pertencente a Anthony Oppenheimer, reinou, soberano, no Champion Stakes (gr.I), em 2.000m (aprox.) na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com £ 1,3 milhão de dotação.

Mantido por Frankie Dettori em quarto, enquanto Highland Reel (Galileo) movimentava o train de corrida juntamente de Success Days (Jeremy), Cracksman não deu qualquer chance aos oponentes na reta de chegada. Aumentando a vantagem, progressivamente, na primeira colocação, Cracksman alcançou a linha de sentença 7 corpos à frente de Poet’s Word (Poet’s Voice). Em terceiro, Highland Reel.

Menos de um mês após vencer o Arco do Triunfo com Enable (a exemplo de Dettori), John Gosden conquistou outro importante troféu para a carreira de treinador. Cracksman, por sua vez, prevaleceu no primeiro G1 da campanha, sem prejuízo de outras quatro vitórias obtidas em 7 apresentações. Vencedor do Great Voltigeur Stakes (gr.II) e do Prix Niel (gr.II), Cracksman assinalou 2:11.75 para a distância.

Persuasive, Hydrangea e Librisa Breeze, os demais campeões

Conforme antecipado, a jornada em Ascot reservou a disputa de outras três provas de graduação máxima. No Queen Elizabeth II Stakes (gr.I), em 1.600m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com bolsa de £ 1,1 milhão, outro sucesso da dupla Dettori e Gosden: vitória da fêmea Persuasive, 4 anos, filha de Dark Angel e Choose Me (Choisir), criada na Irlanda por J. F. Tuthill e pertencente à Cheveley Park Stud.

Persuasive suplantou Ribchester (Iffraaj), tido por muitos como o melhor milheiro da Europa, por 1 corpo. Ganhador dos Guinéus, britânico e irlandês, no início do ano, Churchill (Galileo) terminou em terceiro. Tempo de 1:46.13. Clique aqui e assista ao replay.

Hydrangea, 3 anos, filha de Galileo e Beauty Is Truth (Pivotal), de criação de Beauty Is Truh Syndicate (Irlanda) e propriedade de Derrick Smith, Susan Magnier & Michael Tabor, faturou o Champions Fillies & Mares Stakes (gr.I), em 2.400m (aprox.), na grama, para fêmeas de 3 e mais anos, com £ 627 mil de dotação.

Sob o comando de Ryan Moore, Hydrangea deixou Bateel (Dubawi), ganhadora do Prix Vermeille (gr.I), a 2 corpos na formação da dupla. Coronet (Dubawi) ficou com a terceira colocação. Com a vitória, o treinador Aidan O’Brien igualou o recorde de 25 provas de G1, conquistadas numa única temporada, por Bobby Frankel, no ano de 2003. Hydrangea percorreu a milha e meia na marca de 2:40.82. Clique aqui e assista ao replay.

Por fim, o britânico Librisa Breeze, 5 anos, filho de Mount Nelson e Bruxcalina (Linamix), de criação de Newsells Park Stud e propriedade de Tony Bloom, conquistou o Champions Sprint Stakes (gr.I), em 1.200m na grama, para produtos de 3 e mais anos, com prêmios de £ 600 mil.

Montaria de Robert Winston, Librisa Breeze derrotou Tasleet (Showcasing) por 1 corpo e ¼. O badalado Cravaggio (Scat Daddy) ficou com a terceira colocação. Com Dean Ivory no treinamento, Lisbrisa Breeze marcou 1:16.78. Clique aqui e assista ao replay.

Mais notícias

Troféu Mossoró 2019: Candidatos ao prêmio de Melhor Potro de 3 anos

Votação (exclusiva para associados) até 30/7 às 17h pelo link https://abcpcc.com.br/votacao.

Concentré, mais um Dídimo a vencer no festival, emplaca no Clássico Adil (L)

Corredor do Stud Ceprano brilhou no primeiro clássico do domingo máximo, em São Paulo. De quebra, arranhou recorde histórico de Gualicho.

De ponta a ponta, Garbo domina a Prova Especial Quiproquó

Filho de Wild Event pertence ao Stud Yatasto.