15 nov 2018 | 11:17:39

Federação de Criadores reafirma compromisso contra métodos artificiais de criação

Assunto foi deliberado em conferência, no dia 1º de novembro, em Lexington.


Em meio aos congraçamentos da Breeders’ Cup, a Federação Internacional de Criadores de Cavalos de Corrida (ITBF) reuniu-se, em conferência, no último dia 1º de novembro, em Lexington. Deliberou-se, na ocasião, a ratificação da posição contrária, da entidade, à utilização de métodos artificiais de criação.

Abaixo, a nota da ITBF, publicada após a deliberação.

 

Membros da Federação Internacional de Criadores de Cavalos de Corrida (ITBF) deliberaram, por unanimidade, contra a utilização de métodos artificiais de criação, na assembleia geral promovida por ocasião da Conferência da ITBF, no último dia 1º de novembro, em Lexington.

A deliberação reafirma a posição, de longa data, da ITBF contra processos tais quais (mas não restritos a) inseminação artificial, transferência embrionária, clonagem, determinação de sexo em esperma, manipulação genética etc.

A assembleia, que contou com representantes de 16 países, dos 5 continentes, foi parte de uma ampla programação de eventos apresentados pela Associação dos Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (TOBA).

Os representantes discutiram tendências globais da indústria da criação do cavalo de corrida, especialmente a polarização do mercado de leilões, o envelhecimento da população de criadores, níveis de premiações em corridas e quantidade de proprietários de cavalos de corrida.

A pauta “mercado de médio porte” foi discutida por um painel cotendo líderes da indústria, como Geoffrey Russell (Keeneland), Terence Collier (Fasig-Tipton), Brian Graves (Gainesway) e Pete Bradley (Bradley Thoroughbreds), ao passo que o sucesso do Projeto de Aposentadoria de Cavalos de Corrida, nos Estados Unidos, foi compartilhado em apresentação de Jen Roytz. Exibição similar foi levada a cabo pelos representantes da França, os quais apresentaram o Au delà des Pistes, seu programa beneficente para a promoção de cavalos aposentados.

Além dos representantes da ITBF, profissionais veterinários foram convidados a comparecer ao encontro dos veterinários, na quarta-feira (31), o qual contou com certificação do Conselho de Médicos Veterinários do Kentucky, dado o contínuo desenvolvimento profissional propiciado.

A sessão veterinária, que preencheu um dia todo da programação, apresentou discussões sobre doenças infecciosas, importância de medidas de biossegurança, desenvolvimento da vacina contra o vírus da herpes (EPV) e pesquisa genômica. Duas palestras foram ministradas ao final do dia. A primeira, pelo Dr. Peter Timoney, sobre a capacidade de prejuízo, das doenças infecciosas, na eficiência reprodutiva do cavalo. Essa foi seguida de palestra do Dr. Jeff Berk sobre a ética na medicação de animais em leilões e as discrepâncias vislumbradas, nesse aspecto, em relação a determinados mercados (por exemplo, o norte-americano) em relação ao resto do mundo.

A Associação Mundial de Veterinária Equina (WEVA), representada pelo professor Warwick Bayly também orientou os representantes sobre os objetivos compartilhados e interesses mútuos guardados entre WEVA e ITBF. A palestra sugeriu as bases para uma relação de trabalho mais fortalecida entre as duas organizações, acerca de itens de interesse comum.

“A conferência da ITBF foi especialmente bem sucedida. Nós progredimos a partir dos assuntos tratados na última conferência, na África do Sul, e seguimos unidos em nossa paixão de longa data pela saúde da criação do cavalo de corrida e da indústria turfística ao redor do mundo. A discussão, sobre problemas e tendências, presta-se a evidencias os diferentes desafios, e recompensas, que os mais diversos países representados na ITBF enfrentam. Eu gostaria de agradecer a todos os patrocinadores e apoiadores dessa conferência, bem como aos anfitriões da TOBA, que co-organizaram uma excelente programação de encontros e eventos”, declarou o presidente da ITBF, Kirsten Rausing.

Mais notícias

França: Recoletos soma nova vitória em G1

Livre de Alpha Centauri, filho de Whipper prevaleceu no Prix Du Moulin Du Longchamp (gr.I).

Mercado: filhos de Strong Mandate e Uncle Mo lideram preços em Ocala

Reunindo produtos de 2 anos, em treinamento, o Ocala Breeders' Sales movimentou mais de US$ 42,5 milhões

Maroñas: Olympic Harvard, Bet Law e Bang Bang Boom comandaram final de semana brasileiro.

Veterano corredor do Haras Regina venceu o Gran Premio Comparacion (G2), velocista do Haras Calunga/Stud Crespi conquistou o Clásico Francia (L) e crioulo de Niju/Eternamente Rio levantou o Clásico Bizancio Y Sloop (L).